OS GUARANIS NAS PRECARIEDADES DA GUERRA: O IMPACTO DO RECRUTAMENTO NAS MISSÕES ORIENTAIS (RIO GRANDE DE SÃO PEDRO, PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX)

Auteurs

  • Max Roberto Pereira Ribeiro UNISINOS

Mots-clés :

Guaranis, Recrutamento, Guerra.

Résumé

O objetivo deste artigo é caracterizar o grupo de índios guaranis que passaram a ser recrutados como milicianos para defender o território missioneiro. O recrutamento iniciou a partir de 1810, devido às ameaças de invasão daqueles territórios pelos castelhanos, por causa das guerras de independência das colônias espanholas do rio da Prata. A revolução de independência, desencadeada por Buenos Aires, teve impacto político e social decisivo sobre os povos missioneiros que se localizavam na fronteira colonial entre Portugal e Espanha na América Meridional. A partir da Lista de Todas as Pessoas Empregadas na Província de Missões, à luz de análise quantitativa, traça o perfil sócio profissional dos índios que foram recrutados como milicianos. A partir disso, nota-se que os índios não foram agentes passivos nos processos históricos da Fronteira Meridional. Eles participaram ativamente da administração dos povos e também das milícias de guaranis que serviam de suporte aos exércitos lusobrasileiros empregados na defesa do território missioneiro. Suas ações faziam parte de estratégias individuais e coletivas que atendiam a necessidades concretas do mundo social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Max Roberto Pereira Ribeiro, UNISINOS

Doutorando em História pela Universidade do Vale dos Sinos. Bolsista Capes/ PROSUP

Téléchargements

Publiée

2015-12-31

Comment citer

RIBEIRO, M. R. P. OS GUARANIS NAS PRECARIEDADES DA GUERRA: O IMPACTO DO RECRUTAMENTO NAS MISSÕES ORIENTAIS (RIO GRANDE DE SÃO PEDRO, PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX). Saeculum, [S. l.], n. 33, p. 93–113, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/27716. Acesso em: 3 juill. 2024.