A REFORMA CURRICULAR EM ALAGOAS E O ENSINO DE SOCIOLOGIA

  • Vanessa do Rêgo Ferreira Universidade Federal de Alagoas
  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O debate sobre o Ensino de Sociologia tem ganhando maior visibilidade nos últimos anos no campo acadêmico brasileiro destacando-se, dentre os temas explorados , a questão do currículo. Visando contribuir para essa discussão apresentamos aqui alguns dados referentes à pesquisa realizada em Alagoas acerca da reforma curricular conduzida nesse Estado, destacando-se como o Ensino de Sociologia aparece em meio desse processo. Metodologicamente partimos tanto de observações realizadas durante o acompanhamento das reuniões que produziram os novos referenciais curriculares, quanto das entrevistas realizadas com os professores de Sociologia que participaram dessas atividades, o coordenador da área e a gerente da Gerência de Organização do Currículo Escolar. Com isso almejamos demonstrar como o processo foi conduzido, bem como apontar os impasses que surgiram e os limites existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa do Rêgo Ferreira, Universidade Federal de Alagoas
Licenciada em Ciências Sociais e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atualmente é professora de Sociologia da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas (SEE/AL).
Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina
Licenciado e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuante em seu Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política.
Publicado
2016-01-25
Como Citar
FERREIRA, V. DO R.; OLIVEIRA, A. A REFORMA CURRICULAR EM ALAGOAS E O ENSINO DE SOCIOLOGIA. Revista Espaço do Currículo, v. 8, n. 3, 25 jan. 2016.