PACOTES INTERPRETATIVOS SOBRE A BNCC DO ENSINO MÉDIO

a panaceia para a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.62388

Palavras-chave:

BNCC, Análise de enquadramento, Pacotes interpretativos

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é, atualmente, uma das principais políticas educacionais no Brasil e influencia os currículos escolares de todo o país. Este artigo pretende identificar e analisar enquadramentos da mídia sobre a BNCC, em especial na etapa do Ensino Médio. Para essa pesquisa foram analisadas notícias sobre o tema nos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo entre 2018 e 2021. Utilizou-se a Análise de Enquadramento, em especial a ideia de pacotes interpretativos de Gamson e colaboradores (1983, 1989 e 1996). Pôde-se perceber grande concentração de publicações no período anterior à aprovação e amplamente favoráveis ao documento. Constatou-se que as entidades apoiadoras da BNCC se destacaram como autores e fontes de consulta das matérias e foram identificados cinco pacotes interpretativos: BNCC traz qualidade; BNCC garante maior autonomia/protagonismo; BNCC é uma necessidade; BNCC traz flexibilização ao currículo e BNCC é atacada por grupos conservadores. Todos os pacotes auxiliam a propagação da ideia de que a BNCC representa uma cura para os problemas da educação e evidenciam a utilidade de veículos de grande mídia a esse propósito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Deborah Karla Calegari Alves, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria.

Fábio Luis Krützmann, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorando em Educação na Universidade Federal de Santa Maria.

Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e professor na Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

AMESTOY, Micheli Bordoli. Articulações entre os interesses dos alunos e livros didáticos: a voz do estudante na construção curricular de ciências. 2015. 82 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6694. Acesso em 31 jan. 2021.

AMESTOY, Micheli Bordoli; TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant de. Articulações entre o livro didático de biologia e os interesses dos estudantes do ensino médio. Revista Dynamis, Blumenau, v. 23, n. 2, p. 90-105, 2017. DOI: https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p90-105. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6857. Acesso em: 02 fev. 2021.

AMESTOY, Micheli Bordoli; TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant de. Relações entre os interesses dos alunos do ensino médio em Ciências da Natureza e as habilidades avaliadas no ENEM. Revista da SBEnBio, Florianópolis, n. 7, p. 5849-5860, out. 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/295531842_RELACOES_ENTRE_OS_INTERESSES_DOS_ALUNOS_DO_ENSINO_MEDIO_EM_CIENCIAS_DA_NATUREZA_E_AS_HABILIDADES_AVALIADAS_NO_ENEM. Acesso em: 02 fev. 2021.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS. O Globo lidera circulação dos jornais em janeiro. Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://www.anj.org.br/site/leis/o-globo-lidera-circulacao-dos-jornais-em-janeiro. Acesso em: 15 jul. 2020.

BALL, Stephen John; OLMEDO, Antonio. A ‘nova’ filantropia, o capitalismo social e as redes de políticas globais em educação. In: PERONI, Vera Maria Vidal (Org.). Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. Brasília, DF: Liber Livro, 2013, p. 33-47.

BRANCO, Alessandra Batista de Godoi et al. Urgência da reforma do Ensino Médio e emergência da BNCC. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 29, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.22187. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/indbraex.php/rce/article/view/22187. Acesso em: 20 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 10 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 16 ago. 2021.

CAETANO, Maria Raquel. As reformas educativas globais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Textura, Canoas, v. 22, n. 50, p. 36-53, abr./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n50-5397. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5397. Acesso em: 20 out. 2020.

CORRÊA, Adriana; MORGADO, José Carlos. Os contextos de influência política e de produção de texto no currículo nacional brasileiro. Textura, Canoas, v. 22, n. 50, p. 19-35, abr./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n50-5622. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5622/3714. Acesso em: 20 out. 2020.

COSTA, Jéssica Gomes das Mercês; CARMO, Edinaldo Medeiros. As disputas entre os discursos neoconservadores e neoliberais nos contextos da política BNCC. In: SEMINÁRIO GEPRÁXIS, 8, 2021, Vitória da Conquista. Anais eletrônicos... Vitória da Conquista: UESB, 2021. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/9547. Acesso em: 20 fev. 2022.

DIAS, Rosanne Evangelista. BNCC no contexto de disputas: implicações para a docência.

Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 14, n. 1, jan./abr. 2021. ISSN 2177-2886. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57075. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/57075. Acesso em: 19 fev. 2022.

FRANGELLA, Rita. O que se disputa na/com a base nacional comum curricular? Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 14, n. 1, jan./abr. 2021. ISSN 2177-2886. DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57084. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/57084. Acesso em: 19 fev. 2022.

GAMSON, William; LASCH, Kathryn. The political culture of social welfare policy. In: S. Spiro e E. Yuchtman-Yaar (Ed.). Evaluating the Welfare State. New York: Academic Press, p. 397-415, 1983. DOI: https://doi.org/10.1016/c2013-0-11524-3. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780126579802500322?via%3Dihub. Acesso em: 17 nov. 2020.

GAMSON, William; MEYER, David. Framing political opportunity. In: D. McAdam et al. (Ed.). Comparative Perspectives on Social Movements. New York: Cambridge University Press, p. 291-311, 1996. DOI: https://doi.org/10.1017/cbo9780511803987.014. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/books/comparative-perspectives-on-social-movements/framing-political-opportunity/7F72EB65A3A1318EA313C2B78B5F0702. Acesso em: 17 nov. 2020.

GAMSON, William; MODIGLIANI, Andre. Media discourse and public opinion on nuclear power: a constructionist approach. American Journal of Sociology, 95 v, p. 1-37, 1989. DOI: https://doi.org/10.1086/229213. Disponível :https://www.journals.uchicago.edu/doi/pdf/10.1086/229213. Acesso em: 17 nov. 2020.

GOMIDES, Fernanda de Paula; SOUSA JÚNIOR, Luiz de. Reforma do Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular: estudo entre São Paulo e Paraíba. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 14, n. 1, jan./abr. 2021. ISSN 2177-2886. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.56955. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/56955. Acesso em: 19 fev. 2022.

HYPÓLITO, Álvaro Moreira. BNCC, Agenda Global e Formação Docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 187-201, jan./mai. 2019. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.995. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/995. Acesso em: 30 dez. 2020.

KUENZER, Acácia Zeneida. Sistema educacional e a formação de trabalhadores: a desqualificação do Ensino Médio Flexível. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n.1, p. 57-66, jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.28982019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/WDrjPv8s6s9X5Y63PWG3VgJ/?lang=pt. Acesso em: 17 nov. 2020.

LOPES, Alice Casimiro. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 59-75, jan./maio 2019. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.963. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963. Acesso em: 30 dez. 2020.

MARTINS, Érika Moreira. Todos Pela Educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.

PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel; ARELARO, Lisete Regina Gomes. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 1, p. 35-56, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/93094. Acesso em: 20 fev. 2022.

PORTO, Mauro. Enquadramentos da Mídia e Política. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM CIENCIAS SOCIAIS, 26, 2002, Caxambu. Anais eletrônicos... Caxambu: ANPOCS, 2002. Disponível em: http://www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/26-encontro-anual-da-anpocs/gt-23/gt09-13/4400-mporto-enquadramentos/file. Acesso em: 10 out. 2020.

SENA, Anne Karoline Cantalice; ALBINO, Ângela Cristina Alves; RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva. Redes políticas que influenciaram a elaboração da BNCC para o ensino médio: naturalização da filantropia e mercantilização do ensino público. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 14, n. 1, jan./abr. 2021. ISSN2177-2886. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57809. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/57809. Acesso em: 19 fev. 2022.

SILVA, Mônica Ribeiro da. A BNCC da reforma do Ensino Médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e. 214130, out. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698214130. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S010246982018000100301&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 dez. 2020.

SOARES, Murilo César. Análise de enquadramento. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio. (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011, p. 450-465.

TARLAU, Rebeca; MOELLER, Kathryn. O consenso por filantropia: como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 553-603, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n2.11. Disponível em: http://curriculosemfronteiras.org/vol20iss2articles/tarlau-moeller.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020.

VENCO, Selma Borghi; CARNEIRO, Reginaldo Fernando. “Para quem vai trabalhar na feira... essa educação está boa demais”: a política educacional na sustentação da divisão de classes. Revista Horizontes, Bragança Paulista, v. 36, n. 1, p. 7-15, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.660. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/660. Acesso em: 12 out. 2019.

VIMIEIRO, Ana Carolina; MAIA, Rousiley Celi Moreira. Análise indireta de enquadramentos da mídia: uma alternativa metodológica para a identificação de frames culturais. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 235-252, jan./abr. 2011. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8810. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/8810. Acesso em: 03 nov. 2020.

Downloads

Publicado

15-10-2022

Como Citar

ALVES, D. K. C.; KRÜTZMANN, F. L.; TOLENTINO NETO, L. C. B. de. PACOTES INTERPRETATIVOS SOBRE A BNCC DO ENSINO MÉDIO: a panaceia para a educação. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 1–15, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i2.62388. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62388. Acesso em: 26 abr. 2024.