PACOTES INTERPRETATIVOS SOBRE A BNCC DO ENSINO MÉDIO

a panaceia para a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.62388

Palavras-chave:

BNCC, Análise de enquadramento, Pacotes interpretativos

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é, atualmente, uma das principais políticas educacionais no Brasil e influencia os currículos escolares de todo o país. Este artigo pretende identificar e analisar enquadramentos da mídia sobre a BNCC, em especial na etapa do Ensino Médio. Para essa pesquisa foram analisadas notícias sobre o tema nos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo entre 2018 e 2021. Utilizou-se a Análise de Enquadramento, em especial a ideia de pacotes interpretativos de Gamson e colaboradores (1983, 1989 e 1996). Pôde-se perceber grande concentração de publicações no período anterior à aprovação e amplamente favoráveis ao documento. Constatou-se que as entidades apoiadoras da BNCC se destacaram como autores e fontes de consulta das matérias e foram identificados cinco pacotes interpretativos: BNCC traz qualidade; BNCC garante maior autonomia/protagonismo; BNCC é uma necessidade; BNCC traz flexibilização ao currículo e BNCC é atacada por grupos conservadores. Todos os pacotes auxiliam a propagação da ideia de que a BNCC representa uma cura para os problemas da educação e evidenciam a utilidade de veículos de grande mídia a esse propósito.

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Biografia do Autor

Deborah Karla Calegari Alves, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria.

Fábio Luis Krützmann, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorando em Educação na Universidade Federal de Santa Maria.

Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e professor na Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

15-10-2022

Como Citar

ALVES, D. K. C.; KRÜTZMANN, F. L.; TOLENTINO NETO, L. C. B. de. PACOTES INTERPRETATIVOS SOBRE A BNCC DO ENSINO MÉDIO: a panaceia para a educação. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 1–15, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i2.62388. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62388. Acesso em: 18 dez. 2024.