O COTIDIANO ESCOLAR COMO LABORATÓRIO DE EXISTÊNCIA: lugar de criação, experimentação e invenção
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.30105Abstract
O artigo trata dos percursos de uma pesquisa que problematiza as tentativas de aprisionamento dos processos de criações e de invenções curriculares que ocorrem por meio de prescrições oficiais de currículo para as escolas brasileiras, pautado numa racionalidade técnica, instrumental e conteudista. Como metodologia, utiliza as redes de conversações no cotidiano escolar, onde as conversas com as professoras são enredadas por meio dos sentidos estabelecidos com a segunda versão do documento da BNCC (Base Nacional Curricular Comum), o que nos possibilita inquirir e criar outros/novos modos de pensar os cotidianos escolares. Aponta que a escola, como um laboratório de existência, lugar de experimentação, de criação e invenção tem potência, tem força sendo que esta se manifesta, se deseja e, nessa vontade de vida, inventa novas/outras condições de vida, intensificando, no plano de imanência, o novo que se produz na dobra.Downloads
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