O QUE PODE UM QUINTAL?

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagens inventivas, Cartografia, Contágio, Bebês, Educação Infantil.

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa com os bebês, realizada em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) do município de Vitória/ES e tem por objetivo verdejar os espaçostempos de seus quintais em ações que integrem a natureza em seus cotidianos, fazendo brotar alegrias no corpo. Utiliza a cartografia como metodologia para acompanhar os processos que se efetuam junto aos bebês em aprendizagens inventivas. Argumenta que o quintal, como prática do encontro, possibilita um plano imanente em que os agenciamentos dos/com os corpos dos bebês se intensifiquem por meio das experimentações inventivas abertas às infindáveis possibilidades e devires. Aposta na força do encontro coletivo junto aos quintais, fazendo expandir movimentos em que a vida pulsa de modo efusivo na potência dos saberes que surgem nesses ajuntamentos, como possibilidades propagadas por contágio a ampliar vivências que transbordam o concreto que os permeia. Conclui afirmando a vida junto às experiências no CMEI por meio de ações que fazem explodir multiplicidades junto à natureza para escapar e resistir aos endurecimentos cotidianos, movimentando invenções curriculares.

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Biografia do Autor

Fernanda Binda Alves Touret, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Tecnologia FAESA e  professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Vitória.

Vivianne Flavia Cardoso, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Biotecnologia na Universidade Federal do Espírito Santo e   professora de Educação Física na Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Vitória. 

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e  professora da mesma instituição. 

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Publicado

02-09-2023

Como Citar

TOURET, F. B. A.; CARDOSO, V. F.; SILVA, S. K. da . O QUE PODE UM QUINTAL?. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 1–16, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/67234. Acesso em: 12 nov. 2024.