INCLUSÕES DE ALUNOS SURDOS

sinalizações da diferença mediante o pressuposto curricular de “Educação Para Todos"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54745

Palavras-chave:

Escolarização de surdos, Normalização, Políticas curriculares

Resumo

A inclusão é um processo repleto de sinalizações que destacam trajetórias, vivências, práticas e subjetivações relacionadas aos alunos surdos em escola regular. Sobre isso, objetivamos problematizar algumas das sinalizações de inclusão desses alunos mediante alguns pressupostos curriculares que tem como fundamento contribuir com a ideia de uma “educação para todos”, perguntando: o que tais pressupostos por meio da homogeneização têm sinalizado sobre os sujeitos surdos e suas escolarizações? Para tanto, optamos pela Análise do Discurso de alguns documentos brasileiros à nível de Ministério da Educação, uma vez que esse movimento de análise nos permite perceber alguns discursos e práticas de “educação para todos” a definir – em menor ou maior grau – os currículos escolares, os quais sinalizam uma recolocação de diferentes modos de discussão da surdez e dos surdos em um contexto mais próximo (ou não) de sua condição de diferença cultural, social e linguística. Ao mesmo tempo, estimulamos alternativas escolares para pensar o surdo enquanto autor e ator de uma cultura minoritária, enquanto usuário de uma língua natural, enquanto grupo heterogêneo que demanda uma educação bilíngue e multicultural, embora pertencentes de políticas curriculares que muitas vezes concedem pouco espaço para isso.

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Biografia do Autor

Silvana Matos Uhmann, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação nas Ciências, área Educação Especial, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. Professora de Libras e Educação Inclusiva do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR), da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Maria Simone Vione Schwengber, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora assistente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

UHMANN, S. M.; SCHWENGBER, M. S. V. . INCLUSÕES DE ALUNOS SURDOS: sinalizações da diferença mediante o pressuposto curricular de “Educação Para Todos". Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 194–807, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54745. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54745. Acesso em: 29 mar. 2024.