Formação de professores para o ensino superior:

uma análise das atividades desenvolvidas no estágio de docência em Programas de Pós-Graduação

Autores

  • Aline Luquini Pereira Universidade Federal de Viçosa
  • Jairo Paixão Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.59546

Palavras-chave:

Formação docente. Ensino superior. Estágio de docência.

Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar as atividades realizadas por estagiários de docência vinculados a programas de pós-graduação das áreas das Ciências Biológicas e da Saúde de uma IES e analisar a influência dessas atividades na formação pedagógica do docente do ensino superior. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, na qual participaram 13 estudantes. Como resultados, identificaram-se três categorias de análise intituladas breve caracterização dos participantes; atividades realizadas no estágio de docência e por fim, perspectiva dos estagiários em torno das atividades recorrentes. Conclui-se que o estágio de docência possibilita o desenvolvimento profissional dos estudantes para o magistério superior, no entanto, as atividades desenvolvidas durante o estágio se apresentam desprovidas de elementos reflexivos em torno da ação pedagógica. Em suma, o contexto analisado, leva a considerar a necessidade de redimensionamento da estrutura dos estágios, com vistas a privilegiar a formação pedagógica dos futuros docentes que irão atuar no magistério nos mais diferentes contextos apresentados pelas IES no país.

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Biografia do Autor

Aline Luquini Pereira, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Ciências Biológicas, na modalidade Licenciatura (2017) e Mestre em Educação (2020), ambas pela Universidade Federal de Viçosa. Na graduação, foi bolsista no Programa de Apoio ao Ensino da Fundação Arthur Bernardes - FUNARBEN (2015 a 2016) e no Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência - PIBID (2011 a 2013). Além disso, possui experiência na Educação Básica (2013). É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia - TANATOSE, atuando no GT - Formação de professores, desde 2014. Atualmente trabalha com acompanhamento escolar individual, através de aulas particulares. Possui experiência de pesquisa na área de Formação Docente do Ensino Superior

Jairo Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Ibero-Amercican University (2018). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação pela Ibero-American University (2018). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Curso de Licenciatura em Educação Física. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG. Coordena o Programa Residencia Pedagógica - Educação Física, Campus Viçosa, MG.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

LUQUINI PEREIRA, A.; PAIXÃO, J. A. Formação de professores para o ensino superior: : uma análise das atividades desenvolvidas no estágio de docência em Programas de Pós-Graduação. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202305, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.59546. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/59546. Acesso em: 26 maio. 2024.