Comunicação e Educação
apontamentos sobre o comunicacional no fazer educativo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66591Keywords:
Comunicação., Educação., Aprendizagem., Mudança.Abstract
Neste artigo, o objetivo é tensionar os conceitos de Comunicação e Educação, na perspectiva de um estudo de interface. Entende-se a Educação como um fazer comunicacional de múltipla direção e busca-se, nesse sentido, aproximar as perspectivas de Paulo Freire (1967, 1983, 1987), Ciro Marcondes Filho (2004, 2008, 2010) e José Luiz Braga (2004, 2008, 2010). Considerando Comunicação como uma processualidade que permite o agir em comum, pretende-se refletir sobre as interações educacionais e aquilo que viria antes da Educação, ou seja, o processo comunicacional que viabiliza a aprendizagem, a partir dos estudos de Braga. Na proposta da Nova Teoria da Comunicação de Ciro Marcondes Filho, interessa-nos a compreensão do fenômeno comunicacional (sinalização/informação/comunicação) e a questão da mudança, a partir da comunicação. Em Freire busca-se encontrar indícios do que é comunicacional em sua perspectiva dialógica e emancipatória de educação, que viabiliza mudança e a autonomia. Haveria uma proximidade com a noção freireana educação/mudança/emancipação? Para tanto, a proposta metodológica é de uma discussão teórica acerca da relação entre as duas áreas, que por essência se aproximam, a fim de propor uma reflexão e um avanço teórico no campo da Comunicação.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BRAGA, José Luiz. Os estudos de interface como espaço de construção do Campo da Comunicação. Contracampo, n. 10/11 (2004): 40 anos de understanding, PPGCOM – UFF, 2004.
BRAGA, José Luiz. Nem rara, nem ausente – tentativa. Matrizes, Ano 4 – Nº 1 jul./dez. 2010, p. 65-81 - São Paulo - Brasil
BRAGA, José Luiz. O que é comunicação? Líbero, São Paulo – v. 19, n. 38, p.15-20, jul./dez. de 2016.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2008.
DIAS, Luciene de Oliveira. Desatando nós e construindo laços: dialogicidade, comunicação e educação. In. SOUSA, Rosa Maria Vidal de.; MELO, José Marques de.; MORAIS, Osvando J. de. Org. Teorias da Comunicação: Correntes de Pensamento e Metodologias de Ensino [recurso eletrônico], São Paulo: INTERCOM, 2014.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
MAKNAMARA, Marlécio. Quando artefatos culturais fazem-se currículo e produzem sujeitos. Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 27, n. 1, p. 04-18, mai./ago. 2020.
MARCONDES FILHO, Ciro. Até que ponto, de fato, nos comunicamos? São Paulo: Paulus, 2004.
MARCONDES FILHO, Ciro. Para entender a comunicação: contatos imediatos com a nova teoria da comunicação. São Paulo: Paulus, 2008
MARCONDES FILHO, Ciro. O princípio da razão durante: o conceito de comunicação e a epistemologia metapórica: Nova Teoria da Comunicação III: tomo V. São Paulo: Paulus, 2010.
MARTINO, Luis Mauro Sá.; MARQUES, ngela Cristina Salgueiro. Modalidades e derivações da comunicação no mundo da vida: sentidos, experiência e interação. Galaxia, n. 31, p.105-116, abr. 2016, São Paulo.
PIGNATARI, Décio. Informação, linguagem e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1987.
SHANNON, Claude. Elwood.; WAEVER, Warren. A teoria matemática da comunicação. Tradução de Orlando Agueda. São Paulo: DIFEL, 1975
SOUSA, Nadia Jane. Infância e mídia: desafios para a educação na contemporaneidade. Espaço do Currículo, v.9, n.1, p. 173-181, Janeiro a Abril de 2016 – UFPB.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine. . Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
. Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See O Efeito do Acesso Livre).