O uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) durante o Ensino Remoto em uma rede pública municipal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69559

Palabras clave:

Ensino Remoto, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), Professores

Resumen

O Ensino Remoto foi uma mudança temporária de ensino que utilizou as TDIC como forma alternativa para transmissão do conhecimento. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho foi identificar os usos das TDIC durante o Ensino Remoto. Foram sujeitos da pesquisa 179 professores, da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, de uma Rede Municipal de Educação do Estado do Paraná. Este estudo se caracteriza como pesquisa de cunho qualitativo com objetivo exploratório e descritivo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário online. Observamos que as medidas adotadas pela rede para implementação do Ensino Remoto são focadas no processo de transmissão do conteúdo. As TDIC foram trabalhadas, nesse período, principalmente, através da produção e encaminhamento de vídeos. E o novo panorama educacional gerado pela pandemia de covid-19 e a implementação do Ensino Remoto revela uma mudança na percepção dos professores sobre as TDIC na educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leticia Rayla Pereira da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda no Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), investigando o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino Remoto. É graduada em licenciatura em Física pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). No decorrer da graduação ingressou na iniciação científica e desenvolveu um projeto intitulado Análise do comportamento da luz em colágeno com aditivos e participou do projeto de extensão Robótica na Educação Básica: uma possibilidade com o uso do Arduino ministrando cursos e oficinas.

Sônia Cristina Soares Dias Vermelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Processamento de Dados pelo Centro Universitário Positivo (1993), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisadora do Laboratório de Estudos das Ciências/Instituto NUTES e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Formação na perspectiva da Teoria Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e comunicação, formação de professores, mídia educação, educação e saúde e educação em ciências.

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016, 229p.

BERTUSSO, F. R., et al. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Ciências: um paradigma a ser vencido. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S.l], vol. 9, n° 12, p. e26691211099, 2020, https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11099.

BRASIL. Ministério da Saúde. Brasil confirma primeiro caso da doença. Brasília: MS, 2020a. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2020/fevereiro/brasil-confirma-primeiro-caso-de-novo-coronavirus. Acesso em: 23 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: MEC, 2020b. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 23 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo conoravírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC n.º 343, de 17 de março de 2020, n.º 345, de 19 de março de 2020, e n.º 473, de 12 de maio de 2020. Brasília: MEC, 2020c. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 23 fev. 2020.

BRITO, G. S.; SIMONIAN, M. Conceitos de tecnologias e currículo: em busca de uma integração. In: Diálogos epistemológicos e culturais. Organizadores HAGEMEYER, R. C.; GABARDO, C. V.; SÁ, R. A. Curitiba: W&A Editores, 20p., 2016.

CARVALHO, T. C. D. C. V.; DAVID, P. B.; VASCONCELOS, F. H. L. Percepções sobre as Políticas Públicas de inclusão digital na Educação Básica durante a pandemia da Covid-19: Uma análise bibliográfica. Conexões-Ciência e Tecnologia, Fortaleza, CE, v. 15, p. 1-11, 2021. Disponível em: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2097. Acesso em: 12 fev. 2023.

Cetic.br. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2021. São Paulo: Cetic.br, 2022. 320 p. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20221121124124/tic_educacao_2021_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 21 fev. 2023.

CHANEIKO, J. C.; MACIEL, C.. A Educação Básica e o Ensino Remoto: desafios ou possibilidades?. Revista de Estilos de Aprendizaje, [S.l.], v. 15, n. 30, p. 120–129, 2022. DOI: 10.55777/rea.v15i30.4370. Disponível em: https://revistaestilosdeaprendizaje.com/article/view/4370. Acesso em: 1 mar. 2023.

COUTO, E. S. A infância e o brincar na cultura digital. Perspectiva, Florianópolis, v. 31, n. 3, p. 897–916, 2013. DOI: 10.5007/2175-795X.2013v31n3p897. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2013v31n3p897. Acesso em: 10 nov. 2023.

FREDERICO, F. T.; GIANOTTO, D. E. P. Tecnologias educacionais, imagens e o Ensino de Ciências: possibilidades, desafios e discussões. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 1, n. 02, p. 1-13, 2015. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v1i02.59.

FREITAS, M. T.. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, MG, v. 26, n. 03, p. 335-352, 2010. DOI: 10.1590/S0102-46982010000300017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/N5RryXJcsTcm8wK56d3tM3t/?lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2023.

GAIDARGI, A. M. M. Ferramentas de EaD na Educação Infantil: Revisitando a Relação da Escola para Crianças com a Tecnologia. EaD em Foco, [S. l.], v. 10, n. 3, e1223, 2020. DOI: 10.18264/eadf.v10i3.1223. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1223. Acesso em: 10 nov. 2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

GODINHO, B. (2020). #EstudoEmCasa: Ensino a Distância ou Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemia. Conferência Virtual A Transformação Digital e Tecnologias em Tempo de Pandemia. Revista da UI_IPSantarém. Edição Temática: Ciências Exatas e Engenharias. Santarém, Vol. 8, N. º 4, p. 194-205, 2020. ISSN: 2182-9608. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/22000. Acesso em: 30 jul. 2023.

HODGES, C. et al. (2020, março, 27). The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE review. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 25 jul. 2023.

LIMA, Manuella Aschoff Cavalcanti Brandão; COSTA, Rostand Edson Oliveira; MAKNAMARA, Marlécio; CAMPOS, Virgínia Pinto; SOUSA, Dênio Mariz Timóteo de. Uma metodologia para mapeamento de estratégias pedagógicas e modelos tecnológicos adotados no ensino remoto emergencial no Brasil e no mundo. New Trends in Qualitative Research, v. 12, p. e680-e680, 2022. DOI: https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e680

LOPES, W. M. et al. Construção dos saberes docentes e identidade docente de residentes no ensino remoto. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 13, n. 5, p. 1–20, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n5a06. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3955. Acesso em: 3 mar. 2023.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 63438, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63438. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 2 ago. 2023.

OPAS/OMS. Organização Pan-Americana de Saúde / Organização Mundial de Saúde. [s.d]. Histórico da pandemia de COVID-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 23 fev. 2023.

PETERS, Otto. Didática do Ensino a Distância. Porto Alegre: UNISINOS, 2006.

PORTO, E. Q.; NUNES, J. F. Laboratório de aprendizagem: uma vivência com tecnologias educacionais digitais na formação de professores. Revista Prática Docente, Mato Grosso, v. 7, n. 2, e22052, 2022. http://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22052.id1473.

RODRIGUES, A.; REZENDE-JUNIOR, M. F.; STANO, R. DE C. M. T. Recursos digitais na formação de professores de ciências: alargamento de sentidos. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, [S.l], Vol. Extr., n. 06, p. 047-051, 2015. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.06.165.

SILVA, A. F. da; MENDES, A. A.; MÜLLER, M. G. Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota. Revista Insignare Scientia - RIS, [S.l], v. 5, n. 3, p. 309-328, 2022. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n3.12743.

SILVA, L. R. P. da et al. Estágio supervisionado remoto: vivenciando a formação docente em um excepcional contexto. Revista de Ciências da Educação, Americana, ano XXIII, n. 48, p. 1-18, 2021. DOI: 10.19091/reced.vi0.913. Disponível em: https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/12/10. Acesso em: 10 ago. 2023.

UNESCO. Estratégias de ensino a distância em resposta ao fechamento das escolas devido à COVID-19. 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373305_por. Acesso em: 24 fev. 2020.

Publicado

2024-07-02

Cómo citar

PEREIRA DA SILVA, L. R.; SOARES DIAS VERMELHO, S. C. O uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) durante o Ensino Remoto em uma rede pública municipal. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202456, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69559. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/69559. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN