Metodologias ativas: uma análise bibliométrica de publicações científicas entre 2019 e 2023

uma análise bibliométrica de publicações científicas entre 2019 e 2023

Autores/as

  • Elzenir Pereira de Oliveira Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/ CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS https://orcid.org/0000-0003-2453-4691
  • Anarita de Souza Salvador Centro Universitário de Patos-UNIFIP
  • Edevaldo da Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/Patos)
  • José Lucas dos Santos Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.70271

Palabras clave:

Metodologia Ativa. Sala de Aula. Docente.

Resumen

O objetivo deste artigo foi realizar uma análise bibliométrica de metodologias ativas utilizadas na área de saúde para o ensino superior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliométrica em artigos científicos publicados nos últimos cinco anos no SciELO. No total, foram identificados 24 artigos nos idiomas inglês, espanhol e português. Após aplicar os critérios de seleção e exclusão (artigos duplicados ou divergentes com a temática) foram analisados 11 artigos na pesquisa. Os dados coletados reportaram que na análise bibliométrica foi possível averiguar que a aprendizagem baseada em problemas e a problematização foram as metodologias ativas mais representativas nos trabalhos analisados, obtendo 42,9% do total de publicações. A aprendizagem baseada em equipes e em projetos compreendeu 28,6% dos trabalhos. A representação da nuvem de palavras ilustrou que a ‘problematização’ e ‘problemas’ são as palavras que mais se destacam na amostra de artigos selecionados, confirmando a relevância da metodologia ativa na formação profissional dos estudantes. Na análise bibliométrica observou-se que as metodologias ativas são importantes no processo de formação de estudantes na área da saúde, pois possibilita por meio de atividades práticas o desenvolvimento de habilidades que farão parte da rotina dos profissionais após a conclusão do seu processo de formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, E. P. O.; MELO, A. C.; SALVADOR, A. S.; OLIVEIRA, J. L. S. Sala de aula invertida: análise bibliométrica e as contribuições do ensino e aprendizagem na educação superior entre 2019 e 2023. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS), v. 17, n. 1, p. 264-274, 2024.

AMESTOY, S. C.; TRINDADE, L. L.; SILVA, G. T. R.; MARTINS, M. M.; VARANDA, P. A. G.; SANTOS, I. A. R. Fragilities and potentialities in the training of nurse leaders. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, p. 1-10, 2021.

ANGELO, D. F. S.; OLIVEIRA, N. S.; MAGALHÃES, N. M. A.; SOUSA, M. N. A.; ALMEIDA, E. P. O. Metodologias ativas e sua implementação no processo de ensino-aprendizagem: uma revisão integrativa. In: ALMEIDA, Elzenir Pereira de Oliveira; Sousa, Milena Nunes Alves; BEZERRA, André Luiz Dantas (Orgs.). Preparação Pedagógica: concepções para a prática educativa no Ensino Superior. Campina Grande: Licuri, 2023, p. 126-143.

NGULO, A. D. L.; DEPRAECT, N. E. Z.; FELIX, E. A. Estudio de caso y simulación para la formación integral de los estudiantes en psicología médica. Revista Cubana de Educación Médica Superior, v. 33, n. 1, 2019.

ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006.

ASSUNÇÃO, A. Á. Metodologias ativas de aprendizagem: práticas no ensino da Saúde Coletiva para alunos de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 03, p. 1-8, 2021.

BACICH, L.; MORAN, J. (orgs). Metodologias ativas para uma Educação inovadora – Uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Editora Penso, 2018, p. 1-25.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

BOLLELA; V, R.; SENGER, M. H.; TOURINHO, F. S. V.; AMARAL, E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirão Preto). v. 47, n. 3, p. 293-300, 2014.

BORGES, M. Q.; ALMEIDA, F. M.; DELEVEDOVE, A. A. M. Revisão narrativa: simulação como estratégia de metodologia ativa no ensino cirúrgico. Anais do IX Pesquisar, v. 9, 2020.

CUNHA, C. R. O. B. J. ; RAMSDORF, F. B. M.; BRAGATO, S. G. R. Utilização da Aprendizagem Baseada em Equipes como Método de Avaliação no Curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 2, 208-215, 2019.

DIAS-LIMA, A.; SILVA, M. C.; RIBEIRO, L. C. V.; BENDICHO, M. T.; GUEDES, H. T. V.; LEMAIRE, D. C. Avaliação, Ensinagem e metodologias ativas: uma experiência vivenciada no componente curricular mecanismos de agressão e de defesa, no curso de Medicina da Universidade do Estado da Bahia, Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 2, p. 2016-224, 2019.

FERRAZ, M. O. A.; BIONDO, C. S.; ROSA, R. S.; YARID, S. D. Metodologias ativas no ensino da bioética nos cursos de graduação em saúde. Revista de Salud Pública, v. 23, n. 4, p. 1-6, 2021.

FERREIRA, A. G. Clipes. Bibliometria na avaliação de periódicos científicos. Revista de Ciência da Informação, v. 11, n. 3, p. 1-13, 2010.

FRANÇA JÚNIOR, R. R. ; MAKNAMARA, M. Metodologias ativas como significado transcendental de currículos de formação médica. Educação em Revista, v. 36, p. 1-19, 2020.

LOPES, J. M.; CASTRO, J. G. F.; PEIXOTO, J. M.; MOURA, E. P. Autoeficácia de Estudantes de Medicina em Duas Escolas com Metodologias de Ensino Diferentes (Aprendizado Baseado em Problemas versus Tradicional). Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 2, p. 1-7, 2020.

LUZ, M. R.; SETTI, R. A.; GRIMES, V.; MELLO, R. O. Problematização e movimentos da competência: protagonismo da aprendizagem. Revista Educação Pública, v. 21, n. 29, 2021.

MACHADO, C.; OLIVEIRA, J. M.; MALVEZZI, E. Repercussões das diretrizes curriculares nacionais de 2014 nos projetos pedagógicos das novas escolas médicas. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 25, p. 2-15, 2021.

SILVA, D. S. M.; SÉ, E. V. G.; LIMA, V. V.; BORIM, F. S. A.; OLIVEIRA, M. S.; PADILHA, R. Q. Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, n. 2, p. 1-9, 2022.

SOUZA, C. D. F.; CORREIA, D. S.; ARAÚJO, M. D. P.; WANDERLEY, R. A.; MACHADO, M. F. E o passado é uma roupa que não nos serve mais: uma reflexão sobre integração ensino-saúde-comunidade em curso médico do Nordeste. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 1, p. 7-11, 2019.

VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, n. 4, p. 79-97, 2014.

VILLARDI, M. L.; CYRINO, E. G.; BERBEl, N. A. N. A problematização em educação em Saúde: percepções dos professores tutores e alunos. 1° ed. – São Paulo: Editora UNESP, 2015.

VINCENT-LANCRIN, S.; GONZÁLEZ-SANCHO, C.; BOUCKAERT, M.; LUCA, F.; FERNÁNDEZ-BARRERA, M.; JACOTIN, G.; URGEL, J.; VIDAL, Q. Desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico dos estudantes: o que significa na escola. São Paulo: Fundação Santillana, 2020.

ZEA, M. P. C.; TORRES, M. M.; PÉREZ, R. A.; QUIMI, W. D. C.; PÉREZ, J. J. R.; MARTÍNEZ, Y. M. Metodologías activas en la educación en línea en época de pandemia. Revista Científica de la Universidad de Cienfuegos, v. 14, n. 2, p. 344-350, 2022.

Publicado

2024-09-05

Cómo citar

PEREIRA DE OLIVEIRA ALMEIDA , E.; SALVADOR, A. de S.; EDEVALDO DA SILVA; JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA. Metodologias ativas: uma análise bibliométrica de publicações científicas entre 2019 e 2023: uma análise bibliométrica de publicações científicas entre 2019 e 2023. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202460, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.70271. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/70271. Acesso em: 21 nov. 2024.