Nós vamos invadir sua praia: a criação da BIZZ

Autores/as

  • Fernando de Castro Além Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.60208

Palabras clave:

BIZZ, rock brasileiro, indústria cultural

Resumen

A revista BIZZ, voltada para o público jovem e adolescente, foi uma publicação veiculada inicialmente pela Editora Abril. Surgiu em 1985, quando se encerrou a ditadura militar no Brasil, onde um clima de liberdade se instalou após décadas de repressão, dando vazão a uma cultura de consumo infanto-juvenil no país. A indústria cultural brasileira entendeu o momento, difundindo pelas rádios e televisões Brasil afora programações voltadas para este nicho. Nesse processo, o rock brasileiro foi alçado ao topo do mercado de bens culturais, o que transformou jovens artistas em estrelas da cultura de massas. A BIZZ, revista de música de maior vendagem no Brasil, garantia espaço privilegiado a estes artistas, além daqueles identificados com o universo da música pop internacional, bem como aos grandes nomes da MPB. As bandas de rock brasileiro que não faziam sucesso à época, tanto as underground quanto as que viriam a se tornar famosas, também eram notícia na revista, mas eram noticiadas de forma diferente, quando comparadas aos grupos de sucesso. Um exemplo está nas críticas: aos artistas do mainstream, as críticas eram, em sua maioria, negativas; já aquelas direcionadas aos desconhecidos, os textos tinham teor positivo. Tensões surgiram a partir desta postura jornalística, em um impresso voltado principalmente para as estrelas da música pop e rock. Tal contradição era resolvida pela excelente vendagem da revista, o que garantia uma certa autonomia a estes jornalistas na produção de seus textos.

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Biografía del autor/a

Fernando de Castro Além, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (MS). Professor do curso de História da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/Unidade de Amambai; Professor da Rede Pública Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul. Artigo escrito a partir da tese de doutorado do autor, intitulada “A revista BIZZ, o rock nacional e a indústria cultural (1985-2001)”, financiada através de bolsa concedida pela CAPES.

Citas

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Figura 1 – capa da BIZZ nº 1, de agosto de 1985

Figura 2 – reportagem com grupos da cena underground paulistana – BIZZ Nº 1, agosto de 1985, p. 30.

Figura 3 – crítica de José Augusto Lemos ao disco Dois da Legião Urbana – BIZZ nº 15, outubro de 1986, p. 18.

Publicado

2022-07-08

Cómo citar

ALÉM, F. de C. Nós vamos invadir sua praia: a criação da BIZZ. Saeculum, [S. l.], v. 27, n. 46 (jan./jun.), p. 161–177, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.60208. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/60208. Acesso em: 21 dic. 2024.