Democracia e pobreza em pesquisas brasileiras sobre educação literária

Auteurs

  • Maria Amélia Dalvi

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52584

Mots-clés :

Democracia, Pobreza, Pós-Graduação Stricto-Sensu, Educação literária

Résumé

Este artigo dedica-se à presença/ausência do debate sobre democracia e pobreza nos recentes estudos desenvolvidos em programas de pós-graduação stricto-sensu brasileiros, devotados à Educação Literária – aqui entendida, com Candido (1995), como um direito. Trata-se de um trabalho meta-intelectual, desenvolvido sob a perspectiva materialista histórica e dialética; mapeia ocorrências, nos estudos focalizados, de termos-chave atinentes ao recorte, evidenciando que a tematização da singularidade, da individualidade e da particularidade é muito mais recorrente, e questiona tais dados. A partir de tal constatação, propõe-se uma reflexão a respeito da dimensão ético-política dos estudos científicos avançados desenvolvidos no país no campo.

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Maria Amélia Dalvi

Licenciada e mestre em Letras, doutora em Educação, é professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publiée

2020-10-15

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS