O COTIDIANO ESCOLAR COMO LABORATÓRIO DE EXISTÊNCIA: lugar de criação, experimentação e invenção

Autores

  • Sandra Kretli da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.30105

Resumo

O artigo trata dos percursos de uma pesquisa que problematiza as tentativas de aprisionamento dos processos de criações e de invenções curriculares que ocorrem por meio de prescrições oficiais de currículo para as escolas brasileiras, pautado numa racionalidade técnica, instrumental e conteudista. Como metodologia, utiliza as redes de conversações no cotidiano escolar, onde as conversas com as professoras são enredadas por meio dos sentidos estabelecidos com a segunda versão do documento da BNCC (Base Nacional Curricular Comum), o que nos possibilita inquirir e criar outros/novos modos de pensar os cotidianos escolares. Aponta que a escola, como um laboratório de existência, lugar de experimentação, de criação e invenção tem potência, tem força sendo que esta se manifesta, se deseja e, nessa vontade de vida, inventa novas/outras condições de vida, intensificando, no plano de imanência, o novo que se produz na dobra.

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Biografia do Autor

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Centro de Educação Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais

Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni, Universidade Federal do Espírito Santo

Centro de Educação Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais

Referências

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Publicado

28-12-2016

Como Citar

SILVA, S. K. da; DELBONI, T. M. Z. G. F. O COTIDIANO ESCOLAR COMO LABORATÓRIO DE EXISTÊNCIA: lugar de criação, experimentação e invenção. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i3.30105. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v9i3.30105. Acesso em: 12 dez. 2024.

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