UNA REFLEXIÓN PRELIMINAR SOBRE LA CONSTRUCCIÓN DE UNA HISTORIA INTERCULTURAL Y LA INTERCULTURALIDAD EN LA HISTORIA

Resumo

A história intercultural e suas abordagens, a partir dos campos da elaboração teórica, epistêmica e metodológica, nos levam a pensar na necessidade de caminhar na ação de estabelecer um diálogo entre historiadores, humanistas e sujeitos interessados em diálogos entre culturas, em geral .De nossa geografia e necessidades, a necessidade de uma história intercultural surge com os imperativos de construir uma história de grupos tradicionalmente invisibilizados pelo esquema da história universal, a mando de Hegel.

Biografia do Autor

Gerardo Pompeu Ribeiro Neto, Universidad de Salamanca
Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade de Salamanca-ES. Possui mestrado em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidad de Salamanca, dissertação voltada para a Antropologia Jurídica, com reconhecimento e validação no Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Especialista em Administração e Negócios pela Faculdade Ateneu (2016). É bacharel em em Direito pela Universidade de Fortaleza (2004) e em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (1995). É advogado com registro profissional de número 18.880, OAB-Ceará (2004). Atualmente é analista bancário - Banco do Nordeste do Brasil, onde ocupa a função de Gerente Executivo DIRGE. Tem experiência na área de Gestão, Docência, Administração Pública e Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: produtos e serviços bancários, família, ativos financeiros, governança corporativa, evidenciação e responsabilidade civil.
Alfredo Guillermo Rajo Serventich, Universidad Intercultural Indígena de Michoacán
Investigador de tiempo completo en la Universidad Intercultural Indígena de Michoacán (UIIM). Profesor titular “C”. Líneas de Investigación: Ideología y prensa escrita en América Latina en los siglos XIX y XX, Movimientos sociales en América Latina, siglos XIX y XX y Movimientos sociales y educación intercultural en América Latina

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Publicado
2019-09-03
Seção
DOSSIÊ SOBRE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: EPISTEMOLOGIAS E NOVAS FERRAMENTAS