READ, SO WRITE:
A REPORT OF EXPERIENCE ON THE PRACTICE OF READING IN FAVOR OF WRITING
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n3.54798Keywords:
Writing, Supervised Internship, Teacher Training, ReadingAbstract
O artigo relata a experiência vivida por estagiários do curso de Letras das Faculdades Integradas de Sergipe, em uma escola municipal, localizada na cidade de Tobias Barreto; com a aplicação de um projeto de leitura numa turma do 6º ano. O projeto “Leio, logo escrevo! A prática da leitura a favor da escrita” teve, como objetivo, mostrar as habilidades necessárias a um professor de português no combate às dificuldades de leitura e escrita dos alunos, bem como estimular a leitura e auxiliar a escrita dos estudantes. A metodologia se baseia na abordagem qualitativa, apoiada na pesquisa bibliográfica, e está fundamentado teoricamente em Freire (1989), em Brasil (1996, 1997) e em Lima (2016), que dialogam e ratificam as considerações elencadas no presente artigo, que apresenta alguns recursos utilizados durante as aulas, como a dinâmica do Stop dos verbos, feita de garrafas pet, trabalhos com gêneros textuais, leituras silenciosas e em voz audível. Assim, conclui-se que este projeto foi de suma importância para os alunos do 6º ano, pois contribuiu para fortalecer a prática de leitura e escrita, e igualmente importante para a formação docente, pois garante uma importante experiência no processo de formação dos futuros docentes de língua portuguesa.
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