Discente ativo e medicina engajada:

produções biopolíticas de um dispositivo na formação médica

Autores

  • Raimundo Rodrigues França Júnior Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca
  • María Elena Ortiz Espinoza Universidad Politécnica Salesiana, Ecuador

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64937

Palavras-chave:

Dispositivo; Biopolítica; Medicina engajada.

Resumo

Este trabalho parte do pressuposto de que a dominância discursiva que permite a localização dos saberes e das práticas das Metodologias Ativas em um lugar privilegiado na enunciação da verdade sobre educação médica advém de uma economia política dos discursos. Fundamentado nas teorias pós-críticas da educação, argumenta que tal economia é sustentada no currículo de medicina de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública pelas estratégias do dispositivo (biopolítico) da medicina engajada, que tem nas Metodologias Ativas uma de suas principais linhas de força, isto é, uma de suas principais estratégias de operação. O objetivo é analisar o investimento discursivo desse dispositivo na normalização das condutas e forma mesma de ser médicos/as de discentes do curso de medicina da IES. São analisados fragmentos discursivos em circulação no currículo formal e nas sessões de grupos focais realizadas com discentes do referido curso, mediante emprego de elementos da análise do discurso de inspiração foucaultiana. Evidenciou-se que, a despeito de toda uma lógica acionada pelo dispositivo na produção do sujeito discente ativo/a/engajado/a, é possível localizar posição de sujeito de um/a discente passivo/a sendo desejada e ocupada no currículo de medicina da IES. Concluiu-se que os elementos discursivos do dispositivo da medicina engajada são acionados no currículo de medicina da IES para constituir posições de normalidade e diferença, em termos de sujeitos discentes ativos/as e passivos/as.

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Biografia do Autor

Raimundo Rodrigues França Júnior, Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca

Raimundo Rodrigues de França Junior é professor do curso de graduação em medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Campus de Arapiraca). É doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGE/UFBA), com doutorado-sanduíche (Bolsa CAPES/PRINT) na Universidad Politécnica Salesiana, Ecuador. 

e-mail: raimundo.junior@arapiraca.ufal.br

 

María Elena Ortiz Espinoza, Universidad Politécnica Salesiana, Ecuador

María Elena Ortiz é professora sênior da Universidade Politécnica Salesiana. É doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Curriculares e Práticas Educativas (GIPCYPE).

e-mail: mortize@ups.edu.ec

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Publicado

2023-05-15

Como Citar

FRANÇA JUNIOR, R. R.; MARÍA ELENA ORTIZ ESPINOZA. Discente ativo e medicina engajada: : produções biopolíticas de um dispositivo na formação médica. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202330, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64937. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64937. Acesso em: 30 abr. 2024.