Apontamentos para a análise das políticas educacionais a partir do método histórico- dialético
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65475Palavras-chave:
Método dialético, Pesquisa, MetodologiaResumo
O presente artigo objetiva tratar dos caminhos investigativos das políticas educacionais que se fundamentam no materialismo histórico-dialético. Está ancorado em estudos bibliográficos e na experiência dos estudos e pesquisas desenvolvidos ao longo da nossa trajetória acadêmica e docente. Situamos o Método Histórico-Dialético (MHD), destacando a relação de organicidade entre o processo de produção do conhecimento e a realidade histórico-social na apropriação do real em sua concretude, gênese e múltiplas determinações. Enfocamos a relação sujeito-objeto, as categorias contradição, totalidade, reprodução, mediação e hegemonia; destacamos a questão relativa à escolha do tipo de pesquisa e procedimentos de coleta e síntese de dados. Concluímos que as pesquisas sobre políticas educacionais podem contribuir tanto para o desvelamento do real, quanto para a transformação da realidade em função da emancipação humana.
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