Viagens de educadores musicais nas primeiras décadas do século XX

perspectivas na história da educação

Autores

  • Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti Universidade Federal do Piauí
  • Rodrigo Alves de Melo Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0000-0002-9730-3774

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.67544

Palavras-chave:

História da Educação, Viagens Pedagógicas, Educadores Musicais

Resumo

O presente trabalho versa sobre a perspectiva da História da Educação, tendo como horizonte as produções intelectuais com foco em viagens de educadores musicais através de itinerários em países de cinco continentes: França, Itália, Inglaterra, Áustria Espanha, Portugal e Grécia (Europa); Egito (África); Síria (Ásia); Estados Unidos da América (América do Norte) e Argentina (América do Sul). O objetivo dessas viagens foi a participação em eventos artísticos, pedagógicos e diplomáticos, datados na primeira metade do século XX. Como metodologia, realizamos uma revisão bibliográfica abarcando estudos e publicações acadêmicas de historiadores da Educação que trabalham com a temática História da Educação Musical. Como resultado, percebemos que esses intelectuais interessados no aprimoramento artístico e pedagógico não viajaram apenas para conhecer países ou continentes. As experiências desses sujeitos contribuíram com a Educação Musical, por meio da criação de cursos inovadores e de escritos relatando as respectivas vivências experimentadas além-mar, como também, mobilizaram a difusão de propostas pedagógicas e a música brasileira em palcos dos países de destino e formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Alves de Melo, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura em Educaçao Artistica com habilitação em Música pela Universidade Federal do Piauí (2011), graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí (2004) e Mestrado em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Atualmente é professor de música do Instituto Federal do Piauí - IFPI

Referências

ALENCAR, Ricardo; MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga. Estado da arte: história da Educação Musical nos anais dos congressos nacionais da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM (2003-2015). Revista Científica do Centro Universitário de Barra Mansa, Barra Mansa, v. 23, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://revista.ubm.br/index.php/revistacientifica/article/view/1023. Acessado em: 27 de abril de 2023.

ALVES, Cláudia. Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 67, p. 27-55, jan./abr. 2019. Acessado em 12 de maio de 2023. Disponível em https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47879. Acessado em: 27 de abril de 2023.

CARDOSO, Silmara de Fátima. Viajar é inventar o futuro: narrativas de formação e o ideário educacional brasileiro nos diários e relatório de Anísio Teixeira em viagem à Europa e aos Estados Unidos. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em https://repositorio.usp.br/item/002179098 Acessado em: 7 de maio de 2023.

CHAMON, Carla. Simone; FARIA FILHO, Luciano. Mendes. A educação como problema, a América como destino: a viagem de Maria Guilhermina. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; GONDRA, José Gonçalves. (Orgs.). Viagens pedagógicas. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 39-64.

CUNHA, Maria Teresa Santos. Testemunhos de outros tempos: um estudo sobre acervos pessoais de educadores (Santa Catarina - 1ª metade do século XX). In: BRAGANÇA, Inês Ferreira de Sousa; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FERREIRA, Márcia Santos (org.). Perspectivas epistêmico-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Curitiba: CRV, 2016.

DUMONT, Juliette; FLÈCHET, Anais. “Pelo que é nosso!”: a diplomacia cultural brasileira no século XX. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 34, n. 67, p. 203-221, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-01882014000100010. Acessado em: 02 de fevereiro de 2023.

HOBBS, Catherine. O caráter dos arquivos pessoais: reflexes sobre o valor dos documentos de indivíduos. In: HEYMANN, Luciana; NEDEL, Letícia (org.). Pensar os arquivos: uma antologia. Tradução de Luiz Alberto Monjardim de Calazans Barradas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018.

LEITE, Miriam Moreira. Livros de viagem: 1803/1900. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; SILVA, Alexandra Lima da. Tão longe, tão perto: escrita de si em relatórios de viagens. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 435-458, abr. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100020. Acessado em 20 de novembro de 2023.

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga. Música na terra dos faraós: aprendizagens de Anttonieta de Souza numa viagem ao Egito. Revista de História e Historiografia da Educação, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 106-123, maio/ago. 2017. Disponível em https://revistas.ufpr.br/rhhe/article/view/51169. Acessado em: 4 de out de 2022.

PIANTA, Julia Meira. Ser mulher regente em Porto Alegre: decolonialidade e transgressão em práticas percussivas. Orientadora: Luciana Prass. 2021. 70 f. TCC (Graduação) – Curso de Música. Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Alegre, 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/222979. Acesso em: 13 mar. 2023.

ROCHA, Inês de Almeida. Quanta coisa para pensar nos tem dado essa gente: educadores musicais brasileiros em viagem aos Estados Unidos. Opus, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 101-126, jun. 2012. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/180. Acesso em 11 de março de 2023.

ROGÉRIO, Pedro. A viagem como um princípio na formação do habitus dos músicos que na década de 1970 ficaram conhecidos como “Pessoal do Ceará”. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3148 . Acesso em 11 de abr de 2023.

ROPKE, Camila Betina; MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga. (Auto)biografia e Educação Musical: produção de teses em Educação, História e Música entre os anos de 2015 e 2019. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [s.l.], v. 6, p. 207-223, 2021. Disponível em: https://itacarezinho.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9278 . Acesso em: 27 jul. 2023.

SANTOS, Elias Souza dos. No compasso, ligeiro, da pianista Helena Lorenzo Fernandez: entre práticas pedagógicas, concertos e diplomacia musical brasileira (1931-1985). Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação), Universidade Tiradentes, Aracaju, 2020. Disponível em: https://www.oasisbr.ibict.br/vufind/Record/BRCRIS_b4729917dec24b9bb3ae6fa8e4afc242. Acesso em: 21 jul. 2023

SILVA, Alexandra Lima da. Escritas de viagens, escritas da história: estratégias de legitimidade de Rocha Pombo no campo intelectual. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://itacarezinho.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9278 . Acesso em: 27 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

MONTEIRO GONZAGA DO MONTI, E.; MELO, R. A. de. Viagens de educadores musicais nas primeiras décadas do século XX : perspectivas na história da educação. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202426, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.67544. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/67544. Acesso em: 21 nov. 2024.