PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NOS CURSOS TÉCNICOS DE INSTITUTOS FEDERAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69538Palavras-chave:
Inclusão; Surdez; Educação profissionalResumo
Este artigo de revisão integrativa aborda a perspectiva docente sobre a inclusão de estudantes surdos nos cursos profissionais dos Institutos Federais de Educação - IFEs. Neste sentido, visa analisar as produções científicas nacionais publicadas de 2016 a 2023. Foram utilizados como buscadores os bancos de dados da SciELO (Scientific Electronic Library Online), Capes Periódicos e Google Acadêmico. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão a amostra final foi composta por nove artigos, que foram analisados na íntegra. Após a leitura, foi realizada uma análise a partir da similaridade e relevância temática, resultando em três categorias: formação inicial e continuada; adaptação curricular e metodológica e planejamento colaborativo. A análise revela desafios na educação para surdos, ressaltando a importância da reflexão crítica por parte dos docentes e das instituições de ensino. Espera-se que este estudo contribua para reflexões e projetos que visem a promoção de um ambiente educacional inclusivo e equitativo que atenda às necessidades específicas de aprendizagem deste público.
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