CULTURA E PODER NA SALA DE AULA

Bases educativas para a escolarização de estudantes biculturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.31557

Palavras-chave:

Resenha, Antonia Darder, Cultura e poder na sala de aula

Resumo

O impacto das políticas neoliberais no desmantelamento do Estado Social (Welfare State) nas nações ocidentais a que assistimos hoje em dia, com o consequente ataque à escola pública e drenagem suculenta do seu financiamento, tem efeitos particularmente perversos na educação de determinados grupos. As crianças pobres, de raças/etnias minoritárias e com antecedentes migratórios correm mais riscos de exclusão social, de frequentar escolas segregadas, de serem rotuladas como tendo necessidades especiais, de apresentar piores resultados escolares e maiores riscos de abandono escolar (WILKIN ET AL., 2011; KRASZEWSKA, 2011). A obra Cultura e poder na sala de aula: Bases educativas para a escolarização de estudantes biculturais, de Antonia Darder, denuncia, de um modo corajoso e descomprometido, a situação destas crianças (com ênfase nos EUA), escalpelizando as bases estruturais que explicam a sua situação de exclusão do direito a uma educação progressista, democrática, inclusiva, valorizadora da diversidade, emancipadora e transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

DELPIT, Lisa. Other people’s children: cultural conflict in the classroom. New York and London: The New Press, 2006.

GIROUX, Henri. Education and the crisis of public values: challenging the assault on teachers, students, and public education. 2nd edition. New York: Peter Lang, 2015.

KRASZEWSKA, Katarzyna (em colaboração com Bettina Knauth e David Thorogood). Indicators of Immigrant Integration - A Pilot Study. Eurostat, European Commission. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2011. DOI: 10.2785/13779.

SKUTNABB-KANGAS, Tove; PHILLIPSON, Robert; MOHANTY, Ajit; PANDA, Minati (eds.). Social justice through multilingual education. Bristol: Multilingual Matters, 2009.

SKUTNABB-KANGAS, Tove. Educação através da língua dominante ou educação multilingue baseada na língua materna: Direitos Humanos Linguísticos e justiça social. In: MOREIRA, Maria Alfredo; ZEICHNER, Ken (orgs.). “Filhos de um Deus Menor”: Diversidade linguística e justiça social na formação de professores. Mangualde: Pedago, 2014.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. La justicia curricular. El caballo de Troya de la cultura escolar. Madrid: Morata, 2011.

ZEICHNER, Ken. Formação de professores para a justiça social. In: MOREIRA, Maria Alfredo; ZEICHNER, Ken (orgs.). “Filhos de um Deus Menor”: Diversidade linguística e justiça social na formação de professores. Mangualde: Pedago, 2014.

Downloads

Publicado

28-12-2016

Como Citar

MOREIRA, M. A. CULTURA E PODER NA SALA DE AULA: Bases educativas para a escolarização de estudantes biculturais. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i3.31557. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/31557. Acesso em: 28 mar. 2024.