A REFORMA GERENCIAL DA EDUCAÇÃO PERNAMBUCANA (2007-2018)

princípios, políticas e mudanças nas finalidades da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.62750

Palavras-chave:

Gerencialismo, Metas Educacionais, Educação estadual pernambucana

Resumo

O artigo analisa a reforma gerencial da educação pernambucana efetivada desde 2008 pelo Programa de Modernização da Gestão/Metas para a Educação (PMGP/ME). Os resultados discutidos neste estudo baseiam-se em dois anos de revisão bibliográfica e análise documental acerca da reforma gerencial da educação pernambucana (2007-2018), objetivando mostrar como o PMGP/ME vem produzindo mudanças na escola enquanto instituição social e como o modelo de gestão por resultados, vem contribuindo para a reconfiguração das finalidades da educação. Nesta perspectiva, a reforma da educação pernambucana se orienta mais por uma concepção da escola como um “sistema de produção”, dirigido pela melhoria de metas e resultados, do que como uma instituição com finalidades sociais mais amplas (MAROY; VOISIN, 2013).

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Biografia do Autor

Josilene Maria de Oliveira, Rede Municipal de Ensino de João Alfredo/PE e Rede Estadual de Ensino de Pernambuco.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande, e professora da Rede Municipal de Ensino de João Alfredo/PE e Educadora de Apoio da Rede Estadual de Pernambuco.

Andréia Ferreira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Professora da Universidade Federal de Campina Grande.

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Publicado

07-06-2023

Como Citar

OLIVEIRA, J. M. de; SILVA, A. F. da . A REFORMA GERENCIAL DA EDUCAÇÃO PERNAMBUCANA (2007-2018): princípios, políticas e mudanças nas finalidades da educação. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–15, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i2.62750. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62750. Acesso em: 21 nov. 2024.