GESTÃO DEMOCRÁTICA, EDUCAÇÃO POPULAR E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: MOBILIZAÇÃO E ABORDAGEM DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

DEMOCRATIC MANAGEMENT, POPULAR EDUCATION AND UNIVERSITY EXTENSION: MOBILIZING AND APPROACHING BASIC EDUCATION WORKERS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54268

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Educação Popular, Extensão Universitária

Resumo

Neste escrito discorremos sobre uma experiência extensionista realizada na Universidade Federal da Paraíba, que ocorreu de modo a articular os projetos Prolicen/2019 e Probex/2019. Trata-se de um relato prático-reflexivo sobre a construção de estratégias de mobilização e abordagem de profissionais da educação básica interessados pela temática da gestão democrática em uma perspectiva da educação popular. No plano metodológico dialogamos com Marques (2016) que traz sugestões práticas para a realização do trabalho de campo, fundamentado na observação participante. Conceitualmente, dialogamos sobre educação popular com Freire (1983) e Brandão (2008); no campo da gestão democrática nos apoiamos em Luck (2009) e Paro (2001); para pensarmos sobre extensão universitária recorremos às contribuições de Cruz (2011) e Moura (2017). Como resultado da ação de extensão junto a 64 trabalhadores da educação do Município de João Pessoa, pudemos concluir que mesmo diante de uma diversidade de perfis formativos e de áreas de atuação distintas há um interesse significativo pela temática em geral e por seus desdobramentos específicos, que se dão na gestão da educação básica, curricular e escolar, sob a perspectiva da educação popular.

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Biografia do Autor

Rosemary dos Santos Pereira Silva, Universidade Federal da Paraiba - UFPB

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2016-2021); integrante do Curso de Extensão “Formação de Gestores em Educação Popular – FOGEP/2020” e voluntaria do Projeto/PROBEX/UFPB/2019 “Gestão Educacional e Educação Popular: a construção de uma proposta formativa para profissionais da educação básica”, coordenados pelo Prof. Dr. Marcos Angelus Miranda de Alcantara.

Maria Samaia Ferreira Belo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduanda em pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2016-2021); bolsista do projeto Prolicen/2019 “A construção de uma proposta formativa em gestão educacional e educação popular para profissionais da educação básica: estratégias de mobilização e abordagem nas escolas da rede municipal e estadual na cidade de João Pessoa”; integrante do curso de extensão “Formação de Gestores em Educação Popular – FOGEP/2020”; voluntária do projeto PROBEX/2019 “Gestão educacional e educação popular: a construção de uma proposta formativa para profissionais da educação básica”, coordenados pelo prof. Dr. Marcos Angelus Miranda de Alcantara.

Marcos Angelus Miranda de Alcantara, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Educação (UFPB-2017), Mestre em Educação (UFPB-2013) e Pedagogo (UFPB2011), com área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Professor Adjunto do Departamento de Habilitações Pedagógicas, vinculado à área de Gestão Educacional, do Centro de Educação, na Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de alfabetização de jovens e adultos e assessoria pedagógica no ensino superior. É integrante do “Grupo de Estudos e Pesquisas Discurso e Imagem Visual em Educação - GEPDIVE”, com pesquisas desenvolvidas no campo da Educação Popular e da Educação de Jovens e Adultos, em uma perspectiva da Análise Arqueológica do Discurso. É coordenador do projeto PIBIC/PIVIC/CNPq/UFPB “O enunciado da gestão educacional na ordem do discurso político-pedagógico”.

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Publicado

2021-01-26

Como Citar

SILVA, R. dos S. P.; MARIA SAMAIA FERREIRA BELO; MARCOS ANGELUS MIRANDA DE ALCANTARA. GESTÃO DEMOCRÁTICA, EDUCAÇÃO POPULAR E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: MOBILIZAÇÃO E ABORDAGEM DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DEMOCRATIC MANAGEMENT, POPULAR EDUCATION AND UNIVERSITY EXTENSION: MOBILIZING AND APPROACHING BASIC EDUCATION WORKERS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 1, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54268. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/54268. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Extensão Popular