SCHOOL INCLUSION AS A JOB BETWEEN MANAGEMENT, SPECIAL EDUCATION AND TEACHERS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.60811

Keywords:

Inclusive Education, School management, Collaborative Teaching

Abstract

Este estudo objetivou analisar significados produzidos sobre inclusão escolar e a respeito dos/as alunos/as alvo desse processo, que embasam a gestão das práticas ditas inclusivas, desenvolvidas no contexto escolar. Para isso, buscamos conhecer as narrativas produzidas por professoras e gestoras acerca da inclusão escolar, problematizando os efeitos dos significados construídos no percurso de escolarização de alunas/os em processo de inclusão escolar. A pesquisa teve, como lócus de trabalho, duas escolas da rede de ensino privado do munícipio de Santa Maria/RS. O estudo organizou-se, metodologicamente, a partir da realização de entrevistas com uma professora regente, a educadora especial e uma gestora de cada escola. Os dados foram analisados a partir de autoras/es como Honeff (2018); Luck (2014); Veiga-Neto (2001), dentre outras/os, os quais foram localizadas/os por meio de uma pesquisa do Estado do Conhecimento. A partir desse estudo, constatamos que políticas de inclusão ainda produzem práticas de in/exclusão, em que alunos/as alvo dos processos inclusivos são produzidos/as e destinados/as a práticas de normalização. Por outro lado, desenvolver um Ensino Colaborativo, entre os/as profissionais envolvidos/as, durante os processos inclusivos, mostrou-se uma possibilidade potente para a operacionalização de práticas mais inclusivas.

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Published

2021-12-09

How to Cite

LOBELL DA SILVA, caroline; DA COSTA PEREIRA DE MENEZES, E. .; DE LIMA BORGES, L. SCHOOL INCLUSION AS A JOB BETWEEN MANAGEMENT, SPECIAL EDUCATION AND TEACHERS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 121–140, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.60811. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/60811. Acesso em: 18 dec. 2024.

Issue

Section

REVIEW ARTICLE