UMA LEITURA DAS RECENTES PESQUISAS SOBRE OS LETRAMENTOS ACADÊMICOS DE PROFESSORES E PROFESSORAS

Authors

  • Dionelle Araújo Universidade Federal Fluminense
  • Elienaia Barros da Cunha Universidade Federal Fluminense
  • Jéssica do Nascimento Rodrigues Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.61599

Keywords:

Letramento acadêmico, Formação de professores-pesquisadores, Prática de leitura e escrita, Estado da arte

Abstract

Este estudo, em uma perspectiva qualiquantitativa, tem como objetivo realizar um levantamento das publicações na área de Pedagogia e de Letras a respeito dos letramentos acadêmicos na formação de professores e professoras. Para a geração de dados da pesquisa, produziu-se uma investigação do tipo estado da arte, realizada na plataforma SciELO, concentrada em textos publicados no período de 2015 a 2019, com a finalidade de levantar as publicações voltadas para a temática pesquisada. Apoiado nos Novos Estudos do Letramento, com a investigação teórica, além de conhecer as abordagens e os resultados, pretendeu-se também trazer à superfície as práticas de leitura e escrita da esfera universitária articuladas à formação docente. Com base na análise realizada, pode-se perceber que os resultados salientam a relevância da inserção de graduandos e graduandas, de modo efetivo, nas práticas discursivas acadêmicas, das quais não se separam as práticas de pesquisa na formação, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia de professoras e professores que também pesquisam no/o cenário educacional.

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Author Biographies

Dionelle Araújo, Universidade Federal Fluminense

Graduanda do curso de Letras/Alemão pela UFF. Ex-bolsista do programa de ensino e extensão Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA) e do PIBIC (CNPq) 2019/2020, o qual lidou com o tema Tendências da produção científica brasileira sobre letramentos acadêmicos na formação de professores: um estado da arte. Colaboração atual na pesquisa Relações dialógicas entre orientadores/as e orientandos/as: o processo de ensino-aprendizagem da pesquisa e da docência mediante produção do gênero discursivo monografia nos cursos de licenciatura da UFF. Ainda, participação como voluntária no LabLA, Cineclube Valentin, Revista Sede de Ler e LABESTRAD.

Elienaia Barros da Cunha, Universidade Federal Fluminense

Estudante de Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente faz parte da Equipe técnica da Revista Sede de ler vinculada ao Programa de Extensão Alfabetização e Leitura (PROALE) da Faculdade de Educação da UFF. Atua como voluntária no Laboratório de Letramento Acadêmico - LABLA UFF(2020) e Estudante no grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA). Foi Bolsista de Desenvolvimento Acadêmico pela PROAES onde, desenvolveu pesquisa do tipo Estado da Arte na área de Letramento acadêmico na formação docente(2019). Fez parte do PIBID como bolsista e voluntária colaborando, com desenvolvimento e aplicação de projeto de escrita acadêmica em escola de ensino Normal IEPIC (2018). Previsão de formatura para 2022 com interesse de realizar mestrado nas áreas de Educação, Letramentos acadêmicos. Possui também interesse nas áreas de estudo dos letramentos na educação básica. 

Jéssica do Nascimento Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Docente da Faculdade de Educação (FEUFF), vinculada ao departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE) da Universidade Federal Fluminense. Além disso, é credenciada no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem do Instituto de Letras desde 2021. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF) Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2014), onde também realizou Estágio Pós-doutoral (2017).

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Published

2022-04-28

How to Cite

ARAÚJO, D.; BARROS DA CUNHA, E.; DO NASCIMENTO RODRIGUES, J. UMA LEITURA DAS RECENTES PESQUISAS SOBRE OS LETRAMENTOS ACADÊMICOS DE PROFESSORES E PROFESSORAS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 175–192, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.61599. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/61599. Acesso em: 22 dec. 2024.

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Section

REVIEW ARTICLE