Os nexos da qualidade de educação entre o Plano Nacional de Educação e Sistema Nacional da Educação Básica.

Autores

  • Rozemeiry dos Santos Marques Moreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65952

Palavras-chave:

Qualidade de Educação;, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica;, Plano Nacional de Educação;

Resumo

Este texto trata do referencial de qualidade no Plano Nacional de Educação e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. A ênfase dada ao monitoramento e à avaliação no PNE tem como objetivo discutir que qualidade de educação não se restringe apenas à pontuação dos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, mas em considerar as condições dos contextos que garantam apropriação do saber dos estudantes. Observando-se a importância dessa discussão durante a vigência do período do PNE (2014-2024) e dos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica edições 2019 e 2021 divulgados em período de pandemia de covid-19 quando as escolas se viram obrigadas a funcionar sem a presença dos alunos, com aulas remotas e professores em ambiente virtual.

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

MOREIRA, R. Os nexos da qualidade de educação entre o Plano Nacional de Educação e Sistema Nacional da Educação Básica. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202331, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65952. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/65952. Acesso em: 18 dez. 2024.

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