PESQUISA EM CURRÍCULO E DIFERENÇA
debates em contexto de proeminências conservadoras – introduzindo a questão
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.56633Palavras-chave:
Educação, Currículo, MulticulturalismoResumo
Temos com este dossiê o objetivo de alargar o sentido de diferença, não apenas em termos de pertencimentos variados, mas de formas de pensar, de ser e de se produzir conhecimentos sobre o mundo, o que pode nos ajudar na difícil tarefa de reconstruirmos caminhos multiculturais. Conforme Ivenicki (2018), pensar na formação de professores para o respeito à diversidade cultural e o desafio a preconceitos tem sido o foco do multiculturalismo para esta formação. Distintos esforços no âmbito da pesquisa, especialmente considerando a produção em educação, demonstram uma pluralidade de pretensões de rompimento com a herança violenta como temos lidado com a alteridade; produzindo novos léxicos, debates e contextos que põem em xeque, a despeito das distinções epistemológicas, bases pretensamente homogeneizadoras. Assim, este trabalho coletivo apresenta iniciativas diversas: multi/ interculturalismo crítico; pós/ de/ des colonialismo; pós-estruturalismo, estudos raciais, surdos, de gênero ou queer.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.
BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo. Editora Politéia, 2019.
CANDAU, Vera Maria , “Ideias-Força” do Pensamento de Boaventura Souza Santos e a Educação Intercultural. In : Candau, V. M. F. (org.). Interculturalizar,Descolonizar, Democratizar: uma educação “outra”?. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016, p. 76- 96.
CANDAU, Vera Maria e MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa (orgs.), Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Ed. Vozes, 2008.
GONÇALVES, Adriana. Reflexões sobre Avaliação: problematizando o ENADE na perspectiva do inter/multiculturalismo – diálogos em construção. In: Janoário, R. (org.), Diálogos Interculturais. Rio de Janeiro: Ed. Ayvu, 2018, p. 17 – 42.
IVENICKI, Ana, Multiculturalismo e Formação de Professores: dimensões, possibilidades e desafios na contemporaneidade, Ensaio, Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 26, 2018, p. 1151-1167.
IVENICKI, Ana, Perspectivas Multiculturais para o Currículo de Formação Docente Antirracista, Revista da ABPN, v. 12, n.32, 2020, p. 30 – 45.
JANOÁRIO, Ricardo Apresentação. In: Janoário, R. (org.), Diálogos Interculturais. Rio de Janeiro: Ed. Ayvu, 2018, p. 11 – 16.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LEMOS, Guilherme Augusto Rezende. Notas sobre as bases do pensamento “pós”: a subjetividade como problema. In: TOMÉ, Cláudia; MACEDO, Elizabeth (orgs.). Currículo e diferença: afetações em movimento. Curitiba: CRV, 2018, p. 189-213.
LOPES, Alice Casimiro, Democracia nas Políticas de Currículo, Cadernos de Pesquisa, vol. 42, n. 147, p. 700- 715, 2012.
LOPES, Alice Casimiro. Sobre a decisão política em terreno indecidível. In: LOPES, Alice Casimiro; SISCAR, Marcos (orgs.). Pensando a Política com Derrida: responsabilidade, tradução, porvir. São Paulo: Cortez, 2018, p. 83- 116.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MACEDO, Elizabeth, Currículo como Espaço-tempo de fronteira curricular, Revista Brasileira de Educação, vol. 1, n. 32, p. 285 – 296, 2006.
MACEDO, Elizabeth. Currículo, cultura e diferença. In: LOPES, Alice Casimiro; ALBA, Alicia de. (orgs.). Diálogos curriculares entre Brasil e México. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014, p. 83-104.
OLIVEIRA E SILVA, Rita de Cassia, Professora, a gente é pobre, preto e não tem nada a perder: a senhora vai fazer o que por nós? Deixa a gente jogar e pronto! – Educação Física e Interculturalidade. In: Janoário, Ricardo (org.), Diálogos Interculturais. Rio de Janeiro: Ed. Ayvu, 2018, p. 161 – 186.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
RIBEIRO, William de Goes. Remobilizando a pesquisa com o pós-estruturalismo: quando a diferença faz toda a diferença. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 3, p. 542- 548, set./ dez., 2016.
RIBEIRO, William de Goes. Currículo, subjetivação e política da diferença: um diálogo com Homi Bhabha. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v.22, n.3, p. 576-597, set./ dez. 2017.
RIBEIRO, William de Goes; AZEVEDO-LOPES, Ronniele de. Conhecimento-investimento e currículo meritocrático: a projeção utópica liberal da “cultura de excelência” à política curricular no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 3, p. 659-677, set./dez. 2017.
RUTHERFORD, J. The Third Space: Interview with Homi Bhabha. In: DERS (Hg). Identity: Community, Culture, Difference. London: Lawrence and Wishart, p. 207-221, 1990.
SANTOS, Ana Paula da Silva, O Currículo da Educação Física: aproximações com a educação intercultural. In: Janoário, Ricardo (org.), Diálogos Interculturais. Rio de Janeiro: Ed. Ayvu, 2018, p. 65 – 84.
TOMÉ, Cláudia; MACEDO, Elizabeth. Currículo e diferença: afetações em movimento. Curitiba: CRV, 2018.
WILLIAMS, J. Pós-estruturalismo. Tradução de Caio Liudvig. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.