PESQUISA EM CURRÍCULO E DIFERENÇA

debates em contexto de proeminências conservadoras – introduzindo a questão

Palavras-chave: Educação, Currículo, Multiculturalismo

Resumo

Temos com este dossiê o objetivo de alargar o sentido de diferença, não apenas em termos de pertencimentos variados, mas de formas de pensar, de ser e de se produzir conhecimentos sobre o mundo, o que pode nos ajudar na difícil tarefa de reconstruirmos caminhos multiculturais. Conforme Ivenicki (2018), pensar na formação de professores para o respeito à diversidade cultural e o desafio a preconceitos tem sido o foco do multiculturalismo para esta formação. Distintos esforços no âmbito da pesquisa, especialmente considerando a produção em educação, demonstram uma pluralidade de pretensões de rompimento com a herança violenta como temos lidado com a alteridade; produzindo novos léxicos, debates e contextos que põem em xeque, a despeito das distinções epistemológicas, bases pretensamente homogeneizadoras. Assim, este trabalho coletivo apresenta iniciativas diversas: multi/ interculturalismo crítico; pós/ de/ des colonialismo; pós-estruturalismo, estudos raciais, surdos, de gênero ou queer.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

William Ribeiro, Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Doutor em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ana Ivenicki , Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela University of Glasgow e Professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rafael Ferreira de Souza Honorato, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Políticas Educacionais (PE), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC).

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo. Editora Politéia, 2019.

CANDAU, Vera Maria , “Ideias-Força” do Pensamento de Boaventura Souza Santos e a Educação Intercultural. In : Candau, V. M. F. (org.). Interculturalizar,Descolonizar, Democratizar: uma educação “outra”?. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016, p. 76- 96.

CANDAU, Vera Maria e MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa (orgs.), Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Ed. Vozes, 2008.

GONÇALVES, Adriana. Reflexões sobre Avaliação: problematizando o ENADE na perspectiva do inter/multiculturalismo – diálogos em construção. In: Janoário, R. (org.), Diálogos Interculturais. Rio de Janeiro: Ed. Ayvu, 2018, p. 17 – 42.

IVENICKI, Ana, Multiculturalismo e Formação de Professores: dimensões, possibilidades e desafios na contemporaneidade, Ensaio, Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 26, 2018, p. 1151-1167.

IVENICKI, Ana, Perspectivas Multiculturais para o Currículo de Formação Docente Antirracista, Revista da ABPN, v. 12, n.32, 2020, p. 30 – 45.

JANOÁRIO, Ricardo Apresentação. In: Janoário, R. (org.), Diálogos Interculturais. Rio de Janeiro: Ed. Ayvu, 2018, p. 11 – 16.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

LEMOS, Guilherme Augusto Rezende. Notas sobre as bases do pensamento “pós”: a subjetividade como problema. In: TOMÉ, Cláudia; MACEDO, Elizabeth (orgs.). Currículo e diferença: afetações em movimento. Curitiba: CRV, 2018, p. 189-213.

LOPES, Alice Casimiro, Democracia nas Políticas de Currículo, Cadernos de Pesquisa, vol. 42, n. 147, p. 700- 715, 2012.

LOPES, Alice Casimiro. Sobre a decisão política em terreno indecidível. In: LOPES, Alice Casimiro; SISCAR, Marcos (orgs.). Pensando a Política com Derrida: responsabilidade, tradução, porvir. São Paulo: Cortez, 2018, p. 83- 116.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MACEDO, Elizabeth, Currículo como Espaço-tempo de fronteira curricular, Revista Brasileira de Educação, vol. 1, n. 32, p. 285 – 296, 2006.

MACEDO, Elizabeth. Currículo, cultura e diferença. In: LOPES, Alice Casimiro; ALBA, Alicia de. (orgs.). Diálogos curriculares entre Brasil e México. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014, p. 83-104.

OLIVEIRA E SILVA, Rita de Cassia, Professora, a gente é pobre, preto e não tem nada a perder: a senhora vai fazer o que por nós? Deixa a gente jogar e pronto! – Educação Física e Interculturalidade. In: Janoário, Ricardo (org.), Diálogos Interculturais. Rio de Janeiro: Ed. Ayvu, 2018, p. 161 – 186.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

RIBEIRO, William de Goes. Remobilizando a pesquisa com o pós-estruturalismo: quando a diferença faz toda a diferença. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 3, p. 542- 548, set./ dez., 2016.

RIBEIRO, William de Goes. Currículo, subjetivação e política da diferença: um diálogo com Homi Bhabha. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v.22, n.3, p. 576-597, set./ dez. 2017.

RIBEIRO, William de Goes; AZEVEDO-LOPES, Ronniele de. Conhecimento-investimento e currículo meritocrático: a projeção utópica liberal da “cultura de excelência” à política curricular no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 3, p. 659-677, set./dez. 2017.

RUTHERFORD, J. The Third Space: Interview with Homi Bhabha. In: DERS (Hg). Identity: Community, Culture, Difference. London: Lawrence and Wishart, p. 207-221, 1990.

SANTOS, Ana Paula da Silva, O Currículo da Educação Física: aproximações com a educação intercultural. In: Janoário, Ricardo (org.), Diálogos Interculturais. Rio de Janeiro: Ed. Ayvu, 2018, p. 65 – 84.

TOMÉ, Cláudia; MACEDO, Elizabeth. Currículo e diferença: afetações em movimento. Curitiba: CRV, 2018.

WILLIAMS, J. Pós-estruturalismo. Tradução de Caio Liudvig. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Publicado
2020-12-12
Como Citar
RIBEIRO, W.; IVENICKI , A.; HONORATO, R. F. DE S. PESQUISA EM CURRÍCULO E DIFERENÇA. Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. Especial, p. 670-677, 12 dez. 2020.

Artigos mais lidos do (s) mesmo (s) autor (es)