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jogos cooperativos nas aulas de Educação Física do Proeja

Autores

Palavras-chave:

Proeja, Currículo, Jogos cooperativos

Resumo

Este artigo busca problematizar o uso dos jogos cooperativos nos processos educacionais de Educação Física para o Programa de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal do Espírito Santo (Proeja/Ifes). Tem como principais intercessores teóricos Brotto (2003), Certeau (1994) e Deleuze (2013) e os percursos da metodologia integram o método cartográfico (Deleuze e Guattari, 1995) e pelos estudos com os cotidianos (Alves, 2008). Por meio das vivências corporais, conversações e registros em portifólio dos alunos, aborda o processo de escolarização dito tardio como possibilidade de atravessamentos curriculares outros. O ensinar e aprender como um tempo de intensidades. A cooperação como alternativa de re(pensar) práticas competitivas não apenas nos espaços escolares, mas na vida cotidiana.

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Biografia do Autor

Danusa Simon Robers, Instituto Federal de Educação do Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação e Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pofessora do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo.

Rita Vilanova Prata, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

19-07-2024

Como Citar

ROBERS, D. S.; PRATA, R. V. TEMPO FORA DO TEMPO: jogos cooperativos nas aulas de Educação Física do Proeja. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e68454, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/68454. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

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