EL PROBLEMA DE LA AUSENCIA DE BIOÉTICA EN EL PLAN DE ESTUDIOS DE LOS CURSOS DE CIENCIAS BIOLÓGICAS EN BRASIL

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DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.41869

Palabras clave:

Ética Animal, Ética Medioambiental, Ciencias Biologicas, Curriculum, Enseñanza superior

Resumen

O biólogo se depara com conflitos éticos desde seu ingresso na graduação. Nesse contexto, a adequada formação crítica para uma atuação plena desse profissional é necessária. Para suprir essa formação, a Bioética é preconizada como disciplina obrigatória no curso de Ciências Biológicas por contemplar o estudo das dimensões morais e condutas relacionadas às ciências da vida, ao “outro” e ao ambiente. Uma temática que discuta as relações éticas interespecíficas é imprescindível ao biólogo, isto é, a abordagem que ocorre no âmbito da bioética, ou mais especificamente, da ética animal e da ética ambiental.  Com isso, esta pesquisa teve o objetivo de analisar os projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Ciências Biológicas das universidades públicas brasileiras visando a detectar a presença das disciplinas de Bioética, Ética Animal ou Ética Ambiental em sua matriz curricular. Destacou-se a verificação de presença da Ética Animal nas ementas das disciplinas de Bioética existentes, considerando a emergência e relevância do tema que aborda as interações humano-animal. Os resultados revelam que a maioria dos cursos não possui a disciplina de Bioética na matriz curricular, não há disciplinas específicas de ética animal e ética ambiental e quanto à análise das ementas das disciplinas de Bioética existentes, a maioria não contempla a Ética Animal. Deste modo, verifica-se a importância da revisão dos currículos, a inclusão da disciplina de Bioética e da temática ética animal, bem como de pesquisas que apontem o conteúdo da Bioética necessário para uma formação menos especista, propiciando debates mais qualificados sobre questões ambientais.

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Biografía del autor/a

Gabriela Bertti da Rocha Pinto, Universidad Federal de Rio de Janeiro, Brasil.

Estudiante de doctorado en Bioética, Ética Aplicada y Salud Pública de la Universidad Federal de Rio de Janeiro, PPGBios / UFRJ y Profesora del Centro de Bioética y Ética Aplicada, NUBEA/CCS/UFRJ.

Rita Leal Paixão, Universidad Federal Fluminense, Brasil.

Doctora en Salud Pública por la Fundación Oswaldo Cruz y Profesora Titular del Instituto Biomédico de la Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2018-12-31

Cómo citar

PINTO, G. B. da R.; PAIXÃO, R. L. EL PROBLEMA DE LA AUSENCIA DE BIOÉTICA EN EL PLAN DE ESTUDIOS DE LOS CURSOS DE CIENCIAS BIOLÓGICAS EN BRASIL. Revista Espacio del Curriculum, [S. l.], v. 3, n. 11, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.41869. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v3n11.41869. Acesso em: 27 sep. 2024.