A PRODUÇÃO DE CURRÍCULOS MULTICULTURAIS E DECOLONIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA PELO CINEMA NEGRO DE ZÓZIMO BULBUL
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.54573Palavras-chave:
Cinema Negro, Formação de Professores, Paradigma Multicultural, Pedagogia DecolonialResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar a reconstrução de conhecimentos outros no curso de Pedagogia por meio do cinema negro de Zózimo Bulbul ao propor a exibição e a produção de atividades baseadas no filme Alma no olho. A fundamentação teórica respaldou-se no Paradigma Multicultural e nas Pedagogias decoloniais com o intuito de desenvolver conhecimentos para as diversidades enunciadas por meio do docente e dos estudantes participantes. As metodologias utilizadas foram a Pesquisa-ação e a Análise Criativa. Ao final, a investigação evidenciou a construção de conhecimentos propiciados pelas inter-relações corpóreas, estéticas e históricas do filme com as percepções e vivências dos graduandos.
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