DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

análise comparativa entre os documentos de 2015 e 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.67317

Palavras-chave:

Licenciatura, Reformulação, Currículo

Resumo

No contexto das recentes reformas educacionais foi promulgada a resolução CNE/CP 02/2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores, substituindo as antigas Diretrizes (Resolução CNE/CP 02/2015), demandando das Instituições de Ensino Superior a reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura. O presente artigo busca traçar uma análise comparativa entre as duas diretrizes, entendendo os contextos sociais, econômicos e políticos de sua implementação, expondo suas similaridades e diferenças, além de possíveis consequências da modificação no perfil formativo dos novos professores. O estudo aqui realizado aponta que, de modo geral, as diretrizes atuais são mais prescritivas e padronizantes em relação às suas antecessoras, além de não trazer elementos acerca da formação continuada e pouco dizer sobre a questão da valorização profissional docente. Considerando tais características e o contexto pouco democrático de sua implementação, a resolução atual pode ser encarada como um retrocesso no seio das políticas públicas educacionais brasileiras.

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Biografia do Autor

Luiz Gustavo Ferreira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Brasil.

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Professor da Rede Municipal de Educação de Bauru.

Beatriz Salemme Correa Cortela, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Brasil.

Doutora em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e  Professora da mema instituição.

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Publicado

13-03-2024

Como Citar

FERREIRA, L. G.; CORTELA, B. S. C. DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: análise comparativa entre os documentos de 2015 e 2019. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e67317, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i1.67317. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/67317. Acesso em: 22 nov. 2024.