A CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.68288

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Aprendizagem baseada em problemas, Aprendizagem baseada em projetos, Currículo, Engenharia intercultural

Resumo

Em tempos de incertezas, mudanças e desafios enfrentados pela Educação Superior, as estratégias de ensino docente podem contribuir para a implantação da aprendizagem ativa na sala de aula. Todavia, as metodologias ativas apresentam controle, monitoramento e avaliação de todo o processo de ensino-aprendizagem, ao passo que as estratégias do ensino docente, não necessariamente têm essa intenção. Sendo assim, as metodologias ativas de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) são apresentadas de forma estruturada, como candidatas em potencial para uso na Educação Superior. Ademais, são apresentadas novas possibilidades para as estruturas que compõem um currículo, denominadas células curriculares, propostas a partir de quatro modelos: (a) célula curricular que utiliza apenas a metodologia ativa de ABP (modelo A); (b) célula curricular que utiliza apenas a metodologia ativa de ABPj (modelo B); (c) célula curricular híbrida que utiliza as metodologias ativas de ABP e de ABPj (modelo C); e (d) célula curricular híbrida que utiliza as metodologias ativas de ABP e de ABPj, e aulas expositivas dialogadas (modelo D). A partir de pequenas modificações nos modelos B e C das células, é apresentada uma proposta de estruturação do currículo para um Curso de Especialização Lato Sensu em Engenharia Intercultural. Os desafios na implantação das metodologias ativas são enormes, e a busca da inovação curricular não pode vir repentinamente ou radicalmente. De fato, é preciso diálogo, compreensão das práticas estabelecidas e construção de alicerce sólido, para que os envolvidos no processo compreendam a importância da verdadeira transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Getúlio Antero de Deus Júnior, Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Doutor pela Universidade Estadual de Campinas e Professor da Universidade Federal de Goiás.

Referências

ALPER, Lynne; FENDEL, Dan; FRASER, Sherry; RESEK, Diane. Problem-based mathematics – not just for the college bound. Educational Leadership, Ipswich, v. 53, n. 8, p. 18-21, maio 1996.

ALVES, Ricardo Henrique Fonseca; DEUS JÚNIOR, Getúlio Antero de; CASTRO, Marcelo Stehling; LEMOS, Rodrigo Pinto. Produção de Recursos Multimeios: Uso de Metodologias Ativas na Formação Textual e Visual de Engenheiros. Revista Eletrônica Engenharia Viva/Int. J. on Alive Eng. Educ. (IJAEEdu), Goiânia, v. 4, n. 1, p. 103-122, jan./june 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5216/ijaeedu.v4i1.44358. Acesso em: 14 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/ijaeedu.v4i1.44358

AMARAL, João Alberto Arantes do. Using project-based learning to teach project-based learning: lessons learned. Pro-Posições, Campinas, v. 32, n. 1, p. 1-21, nov. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/KxTXpcFdRJSHVQ6QMMjDDdd/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 14 out. 2023.

ANAS, Ismail. Behind the scene: student-created video as a meaning-making process to promote student active learning. Teaching English with technology, Nicósia, v. 19, n. 4, p. 37-56, out. 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1233488. Acesso em: 14 out. 2023.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Org.). Processos de ensinagem na Universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Editora Univille, 2015, p. 73-107.

BERGGREN, Karl-Frederik; BRODEUR, Doris; CRAWLEY, Edward F.; INGEMARSSON, Ingemar; LITANT, William T. G.; MALMQVIST, Johan; ÖSTLUND, Sören. CDIO: An international initiative for reforming engineering education. World Transactions on Engineering and Technology Education, v. 2, n. 1, p. 49-52, Cairns, 2003.

BOBBITT, Franklin. The Curriculum. Chicago: The Riverside Press Cambridge, 1918.

BRASIL. Resolução n. 1, de 27 de outubro de 2020. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 158, n. 1, p. 103-106, 27 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e64868

BRASIL. Resolução n. 1, de 5 de janeiro de 2021. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Diário Oficial da União: seção 3, Brasília, DF, ano 159, n. 1, p. 19-23, 5 jan. 2021.

BRASIL. Resolução n. 2, de 24 de abril de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Engenharia. Diário Oficial da União: seção 80, Brasília, DF, ano 157, n. 1, p. 43-44, 24 abr. 2019.

BRASIL. Resolução n. 3, de 15 de agosto de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de graduação em Medicina Veterinária. Diário Oficial da União: seção 158, Brasília, DF, ano 157, n. 1, p. 199-201, 15 ago. 2019.

BRASIL. Resolução n. 3, de 20 de junho de 2014. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de graduação em Medicina. Diário Oficial da União: seção 117, Brasília, DF, ano 152, n. 1, p. 8-11, 20 jun. 2014.

BRASIL. Resolução n. 3, de 21 de junho de 2021. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de graduação em Odontologia. Diário Oficial da União: seção 115, Brasília, DF, ano 159, n. 1, p. 76-78, 21 jun. 2021.

BRASIL. Resolução n. 5, de 17 de dezembro de 2018. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de graduação em Direito. Diário Oficial da União: seção 242, Brasília, DF, ano 156, n. 1, p. 122, 17 dez. 2018.

BROWN, Tim. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Tradução: Cristina Yamagami. São Paulo: Elsevier, 2010. 272p. Título original: Design Thinking.

CAVALCANTE, Ana Neiline; LIRA, Geison Vasconcelos; NETO, Pedro Gomes Cavalcante; LIRA, Roberta Cavalcante Muniz. Análise da Produção Bibliográfica sobre Problem Based Learning (PBL) em Quatro Periódicos Selecionados. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 41, n. 1, p. 1-21, jan. - mar. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/CVxjjXQZPN3gnrM6mGxNNsP/?lang=pt. Acesso em: 14 out. 2023.

CLARK, Tim; OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. O modelo de Negócios Pessoal. Tradução: Kathleen Milzfort. Rio de Janeiro: Alta Books, 2013. 264p. Título original: Business Model You.

COTTA, Rosângela Minardi Mitre; COSTA, Glauce Dias da. Portfólio Reflexivo: Método de Ensino, Aprendizagem e Avaliação. Viçosa: Editora UFV, 2016.

DEUS JÚNIOR, Getúlio Antero de. Sistemas de Comunicações Analógicas e Digitais: Uma nova abordagem por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas e da Aprendizagem Baseada em Projetos. Campinas: Editora da Unicamp, 2022.

DOCHY, Filip; SEGERS, Mien; BOSSCHE, Piet Van den; GIJBELS, David. Effects of Problem-Based Learning: a meta-analysis. Learning and Instruction, New York, v. 13, n. 5, p. 533-568, 2003. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/00346543075001027. Acesso em: 14 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/S0959-4752(02)00025-7

FINOCCHIO JÚNIOR, José. Project Model Canvas. Rio de Janeiro: Campus, 2013.

FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL. FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL: Strategies for the New Economy Skills as the Currency of the Labour Market. 2019. Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_2019_Strategies_for_the_New_Economy_Skills.pdf. Acesso em: 14 out. 2023.

GREN, Lucas. A Flipped Classroom Approach to Teaching Empirical Software Engineering. IEEE Transactions on Education, New Jersey, v. 63, n. 3, p. 155-163, ago. 2020. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/8960400. Acesso em: 14 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1109/TE.2019.2960264

HOGGAN, Chad; MÄLKKI, Kaisu; FINNEGAN, Fergal. Developing the Theory of Perspective Transformation: Continuity, Intersubjectivity, and Emancipatory Praxis. Adult Education Quarterly, Helsinki, v. 67, n. 1, p. 48-64, fev. 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0741713616674076. Acesso em: 14 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/0741713616674076

JITARU, Oana. Active learning and development of Design Thinking ability at students. Review of Artistic Education, Varsóvia, v. 18, n. 1, p. 293-299, mar. 2019. Disponível em: https://sciendo.com/article/10.2478/rae-2019-0033. Acesso em: 14 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.2478/rae-2019-0033

LIBÂNEO, José Carlos. Finalidades Educativas Escolares em Disputa, Currículo e Didática. In: LIBÂNEO, José Carlos; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; ROSA, Sandra Valéria Limonta. (Org.). Em defesa do direito à educação escolar: didática, currículo e políticas educacionais em debate. Goiânia: Gráfica UFG, 2019, p. 33-57.

LIBÂNEO, José Carlos. Políticas Educacionais no Brasil: Desfiguramento da Escola e do Conhecimento Escolar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 159, p. 38-62, jan. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/ZDtgY4GVPJ5rNYZQfWyBPPb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/198053143572

LIMA, Valéria Vernaschi. Espiral construtivista: Uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 21, n. 61, p. 421-434, abr.-jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/736VVYw4p3MvtCHNvbnvHrL/?lang=pt. Acesso em: 14 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0316

MÄLKKI, Kaisu. Ground, Warmth, and Light: Facilitating Conditions for Reflection and Transformative Dialogue. Journal of Educational Issues, Helsinki, v. 2, n. 2., p. 169-183, out. 2016. Disponível em: https://researchportal.helsinki.fi/en/publications/ground-warmth-and-light-facilitating-conditions-for-reflection-an. Acesso em: 14 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.5296/jei.v2i2.9947

MÄLKKI, Kaisu; LINDBLOM-YLÄNNE, Sari. From reflection to action? Barriers and bridges between higher education teachers’ thoughts and actions. Studies in Higher Education, Helsinki, v. 37, n. 1, p. 33-50, 2012. Disponível em: https://researchportal.helsinki.fi/en/publications/from-reflection-to-action-barriers-and-bridges-between-higher-edu. Acesso em: 14 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079.2010.492500

MATHANY, Clarke; DODD, Jason. Student-Generated Interview Podcasts: An Assignment Template. Collected Essays on Learning and Teaching (CELT), Kelowna, v. 11, n. 1, p. 65-75, jun. 2018. Disponível em: https://celt.uwindsor.ca/index.php/CELT/article/view/4971. Acesso em: 14 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.22329/celt.v11i0.4971

MORIN, Edgar A. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 23. Ed. Tradução: Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017. 128p. Título original: La tête bien faite.

MURILLO‑ZAMORANO, Luis R.; SÁNCHEZ, José Ángel López; GODOY‑CABALLERO, Ana Luisa; MUÑOZ, Carmen Bueno. Gamification and active learning in higher education: is it possible to match digital society, academia and students’ interests?. International Journal of Educational Technology in Higher Education, New York, v. 18, n. 15, p. 2-27, mar. 2021. Disponível em: https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s41239-021-00249-y. Acesso em: 14 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-021-00249-y

NORMAN, Geoffrey. R.; SHMIDT, Henk. G. The psychological basis of Problem-Based Learning: a review of the evidence. Academic Medicine, Washington, v. 67, n. 9, p. 557-565, set. 1992. Disponível em: https://journals.lww.com/academicmedicine/abstract/1992/09000/the_psychological_basis_of_problem_based_learning_.2.aspx. Acesso em: 14 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1097/00001888-199209000-00002

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Organização das Nações Unidas: UNESCO: ICT Competency Framework for Teachers. 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000265721. Acesso em: 14 out. 2023.

OSTERWALDER, Alex; PIGNEUR, Yves; BERNARDA, Greg; SMITH, Alan. Value proposition design: como construir propostas de valor inovadoras. Tradução: Bruno Alexander. São Paulo: HSM do Brasil, 2014. 320p. Título original: Value proposition design.

RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. A aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. 2005. 236 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.

RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Radiografia de uma aula de Engenharia. São Carlos: EdUFSCar, 2007.

TAVARES, Samuel Ribeiro; CAMPOS, Luiz Carlos de; CAMPOS, Bárbara Cristina Oliveira de. Análise das Abordagens PBL e PLE na Educação em Engenharia com Base na Taxonomia de Bloom e no Ciclo de Aprendizagem Kolb. Revista Eletrônica Engenharia Viva, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 37-46, jun. 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ijaeedu/article/view/29254. Acesso em: 14 out. 2023.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Todos pela Educação: Educação Já: Uma proposta suprapartidária de estratégia para a Educação Básica brasileira e prioridades para o Governo Federal em 2019-2022. 2018. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2020/09/Grafica-07-02-2020.pdf. Acesso em: 14 out. 2023.

TRINDADE, Rui. A difusão da obra pedagógica de Dewey em Portugal: O contributo de Adolfo Lima. Revista Portuguesa de Educação, Minho, v. 33, n. 1, p. 21-37, jun. 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/18825. Acesso em: 14 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.18825

TRULLÀS, Joan Carles; BLAY, Carles; SARRI, Elisabet; PUJOL, Ramon. Effectiveness of problem-based learning methodology in undergraduate medical education: a scoping review. BMC Medical Education, Londres, v. 102, n. 104, p. 1-21, fev. 2022. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-022-03154-8. Acesso em: 14 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-022-03154-8

UNIÃO EUROPEIA. União Europeia: High-Tech Skills Industry: Increasing EU’s talent pool and promoting the highest quality standards in support of digital transformation. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000265721. Acesso em: 14 out. 2023.

VIANNA, Maurício; VIANNA, Ysmar; ADLER, Isabel K.; LUCENA, Brenda; RUSSO, Beatriz. Design Thinking: Inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

Downloads

Publicado

12-07-2024

Como Citar

DEUS JÚNIOR, G. A. de . A CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e68288, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.68288. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/68288. Acesso em: 21 nov. 2024.