MATERIAL DIDÁTICO E SISTEMAS DE ENSINO NAS REDES PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ENSINO DO RS

lógicas e atores privados na educação pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.71660

Palavras-chave:

Educação Básica, Público-privado, Política educacional, Materiais didáticos

Resumo

Este trabalho visou analisar as lógicas e atores privados atuando na oferta de material didático e sistemas apostilados de ensino para as redes públicas municipais de ensino do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Os dados derivam de pesquisa maior que visou analisar os processos de privatização no RS, através do uso da etnografia de redes, técnica que faz uso de dados virtuais. A coleta de dados ocorreu a partir de informações online, entre 2017 e 2020, nos sites dos 497 municípios do estado. Os resultados evidenciaram 29 ações promovidas por 13 atores privados, abrangendo 24 municípios, e a partir do tratamento analítico foram construídas cinco categorias sobre as lógicas de tais ações e analisadas a perspectiva dos atores identificados. As análises apontam que a inserção do setor privado neste campo educacional está para além de fornecedor de materiais didáticos, incidindo na prática pedagógica e no projeto de formação estudantil.

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Biografia do Autor

Susana Schneid Scherer, Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-doutoranda em Educação na Universidade do Oeste de Santa Catarina. Professora na Universidade Federal de Pelotas.

Verônica Rodrigues de Lima, Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pampa. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.

Maria de Fátima Cóssio, Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora na Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

10-12-2024

Como Citar

SCHERER, S. S.; LIMA, V. R. de; CÓSSIO, M. de F. MATERIAL DIDÁTICO E SISTEMAS DE ENSINO NAS REDES PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ENSINO DO RS: lógicas e atores privados na educação pública. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 3, p. e71660, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i3.71660. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/71660. Acesso em: 17 dez. 2024.