AS IMPLICAÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Authors

  • Adilson de Souza Borges UNOESC
  • Ana Coll Delgado UFPEL/UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.56421

Keywords:

Pensamento complexo. Formação de professores. Teoria da complexidade. Formação docente.

Abstract

The article aims to discuss the most striking assumptions of complex thinking or complexity theory, its proposal for the construction of knowledge, as well as some implications for research and teacher training. Through a qualitative approach, we developed a theoretical discussion (MORIN, 1998; LIBÂNEO, 2005) and content analysis (BARDIN, 1977) of some works that dealt with complex thinking in the context of teacher education. The results reveal that complex thinking is an efficient theory in the construction of knowledge in its entirety, which stimulates the development of a broader, reflective, critical, problematizing and transforming vision, which integrates the different personal, social, institutional dimensions. Furthermore, they point out that in complex thinking, knowledge is constituted in polysemy and depth, in a transversal and inter / multidisciplinary way, articulating theory and practice, subject and object, subjectivity and objectivity, in a dynamic that reveals the complexity and contradiction of the different variables that constitute the objects of this process, enhancing the formation of a more active subject in society.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adilson de Souza Borges, UNOESC

Pesquisador na Área da Educação, com ênfase na formação de professores. Professor de Artes e Música. Pedagogo. Doutorando do curso de Doutorado em Educação. 

Ana Coll Delgado, UFPEL/UNOESC

Graduada em Pedagogia (1986), com especialização em Educação (1991) pela Universidade Federal de Pelotas - UFPÈL. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1997). Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2003), com estágio doutoral no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga/Portugal (2002), com supervisão de Manuel Jacinto Sarmento. Pós-doutorado na Universidade de Caen, no Centro de Ciências da Educação – França (2009) em sociologia da infância e antropologia da criança,com supervisão de Julie Delalande. Professora Permanente do PPGEd da UNOESC e Professora Aposentada da UFPEL e colaboradora no PPGE. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq de 2005 a 2015. Tem experiência de Ensino, Pesquisa e Extensão nos Estudos da Criança e Educação Infantil, atuando principalmente nas seguintes áreas de interesse: formação, práticas educativas e docência na Educação Infantil, pesquisas com bebês e crianças pequenas, metodologias investigativas com participação de crianças e jovens, culturas infantis e cultura lúdica. Tem publicações, pesquisas e orientações no campo dos Estudos da Infância/Estudos da Criança e na Educação Infantil. Organizou de 2005 a 2013, quatro dossiês dos Estudos da Infância no Brasil reunindo pesquisadores de Universidades Estrangeiras e Brasileiras. Coordena o Grupo de Pesquisa CIC – Crianças, Infâncias e Culturas desde 2005.

References

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Revista Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 3, p. 439-455, set./dez. 2007.

BEHRENS, Marilda. Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

BORGES, Adilson de Souza; RICHIT, Adriana. Desenvolvimento de saberes docentes para o ensino de música nos anos iniciais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 176, p. 555-574, abr./jun. 2020. https://doi.org/10.1590/198053146782

CARVALHO, Alexandre Filordi de. A função-educador na perspectiva da biopolítica e da governamentalidade neoliberal. IHU Ideias. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Ano 14, nº 244, vol. 14, 2016.

EUZÉBIO, Carlos Augusto; ORTIGARA, Vidalcir. Na teoria a prática é outra? Análise do conhecimento esporte nos cursos de formação inicial de professores de educação física no sul catarinense. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 653-669, jul./set. 2011.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FRANCO, Izabela Teixeira; TEIXEIRA, Maísa Gomide; AZEVEDO, Denise Barros de; MOURA-LEITE, Rosamaria Cox. A inserção da temática de sustentabilidade na formação de futuros gestores: como os professores se deparam com o assunto? Administração: ensino e pesquisa, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 571-607, jul./ago./set. 2015.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, p. 136-167, setembro/2002.

GATTI, Bernadete A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 65-81, julho/2001.

GAUTHIER, Clermont [et al]. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas sobre o saber docente. 3.ed. Ijuí: Unijuí, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo Debate Contemporâneo na Educação. In: Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005.

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; LOPES, Bernarda Elana Madureira. Apropriações de uma proposta oficial de formação continuada de alfabetizadores: o que revelam os discursos de professores. Revista Contemporânea de Educação, n. 11, jan./jul., 2011.

MIRANDA, Claudia Furtado de; MARTINS, Pura Lucia Oliver; VICENTIN, Ivana Suski; TORRA, Carlos Henrique Martins. A formação continuada dos professores da educação básica no contexto de um projeto político-pedagógico de matriz transdisciplinar. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 18, n. 59, p. 1465-1493, out./dez. 2018.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

OLIVEIRA, João Ferreira de. A função social da educação e da escola pública: tensões, desafios e perspectivas. In: FERREIRA, Eliza Bartolozzi; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

PALHANO, Marco. Pensamento complexo e competências na formação de policiais rodoviários federais. In: SANTOS, Marcos Pereira dos. Formação docente: Importâncias, estratégias e princípios. Volume 2. Curitiba: Bagai, 2020.

PASQUARELLI, Bruno Vicente Lippe; OLIVEIRA, Thais Benetti de. Aprendizagem baseada em projetos e formação de professores: uma possibilidade de articulação entre as dimensões estratégica, humana e sócio-política da didática. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, vol. 12, n. 2, p. 186-203, jul./dic. 2017.

PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

ROZEMBERG Brani; MINAYO, Maria Cecília de Souza. A experiência complexa e os olhares reducionistas. Ciênc. Saúde coletiva, vol.6. n.1. Rio de Janeiro: 2001.

SANTOS, Vanderlei Siqueira dos; BEHRENS, Marilda Aparecida; TORRES, Patrícia Lupion; MATOS, Elizete Lúcia Moreira. Formação de professores numa visão complexa com o auxílio de metodologias e dispositivos em interfaces online. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 31, p. 521-540, set./dez. 2010.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, p. 13-27, jan./abr. 2009.

SCHEIBE, Leda. Formação dos profissionais da educação pós-LDB: vicissitudes e perspectivas. In: Formação de professores: políticas e debates. Campinas: Papirus, 2002.

SCREMIN, Greice; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. O Tecido Complexo Formativo Docente nas licenciaturas: contribuições da complexidade para a formação de professores. Educação (Porto Alegre, impresso), v. 38, n. 3, p. 445-455, set.-dez. 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Published

2022-04-05

How to Cite

DE SOUZA BORGES, A.; COLL DELGADO, A. AS IMPLICAÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 115–134, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.56421. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/56421. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

REVIEW ARTICLE