ANITA PAES BARRETO E O PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69762Palavras-chave:
Anita Paes Barreto, Modernização, EducaçãoResumo
O foco deste artigo é analisar a atuação e contribuição de Anita Paes Barreto (1907–2003) para a educação em Pernambuco. Suas colaborações nas áreas da Psicologia e Educação Especial, iniciadas em 1925, e Educação Popular, com o Movimento de Cultura Popular, a partir de 1960, evidenciam aspectos marcantes quanto ao projeto de modernização educacional no estado. Além disso, indica uma significativa presença feminina no despontar de distintas atividades. Assim, por intermédio da sua trajetória profissional, foi possível conhecer não somente aspectos da História da Educação em Pernambuco, mas também da história das mulheres. A análise de material bibliográfico e documental, assim como acesso a depoimento oral, subsidiou as reflexões empreendidas. Nesse sentido, foi possível identificar que a contumaz história das mulheres na educação, sobretudo na primeira metade do século XX, não se restringiu à atuação na escolarização primária, mas implicou, também, os processos que ecoaram na modernização educacional.
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