O CLICHÊ E O PARADOXO DO TEMPO EM DELEUZE-GUATTARI: pistas para pensar as dimensões éticas, estéticas e políticas do currículo e da formação

Autores/as

  • Maritza Maciel Castrillon Maldonado Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Carlos Eduardo Ferraço Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.26491

Resumen

Trata-se da discussão dos conceitos de clichê, máquina abstrata de rostidade, acaso e paradoxo do tempo, com vistas à produção de pistas que nos forcem a pensar as dimensões éticas, estéticas e políticas do currículo e da formação. Busca-se problematizar algumas pesquisas por nós realizadas tendo Gilles Deleuze e Félix Guattari como principais interlocutores. Elege-se pensar o clichê e a possibilidade de seu esvaziamento, assim como a lógica do sentido e seus paradoxos, tendo as experiências que acontecem nos cotidianos das escolas e, ainda, as experiências de Alice no país das maravilhas, como agenciamentos potentes para a produção de possíveis que nos provoquem a ir além dos limites/territórios que, normalmente, fecham e condicionam os discursos sobre currículo e formação. Assume-se o acaso e o paradoxo do tempo como intensidades que territorializam, desterritorializam e reterritorializam processos curriculares e de formação na imanência dos processos educacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maritza Maciel Castrillon Maldonado, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, atuando no curso de pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, atuando no curso de pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista de pós-doutorado no PROPed/UERJ com supervisão da Prorª Drª Nilda Alves

Citas

BERGSON, Henri. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

CANDIDO. Jeferson. Limpar os clichês, desfazer o rosto: devires (ou estratégias de guerra) no Espelho, de Guimarães Rosa. Outra Travessia: Revista de Pós-Graduação em Literatura, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, v.II, Psicanálise, Cinema e Literatura, v. 28, p. 46-58. 2011.

CARROLL, Lewis. Aventuras de Alice no país das maravilhas. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: as artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

DELEUZE, Gilles. A Imagem-Movimento. Cinema I. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.

_____. Francis Bacon. Lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar, 2007a.

_____. A Imagem-Tempo. Cinema II. São Paulo: Brasiliense, 2007b.

_____. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

_____. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2000.

_____. Bergsonismo. São Paulo: Ed. 34, 1999.

_____. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1998.

_____. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2007.

_____. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. V.3. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2008a.

_____. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. V.4. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2008b.

_____. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 2001.

_____. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. V.1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Lisboa: Relógio D'Água, 2004.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Eu, caçador de mim. In: GARCIA, Regina Leite (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 157-175.

Publicado

2016-12-28

Cómo citar

MALDONADO, M. M. C.; FERRAÇO, C. E. O CLICHÊ E O PARADOXO DO TEMPO EM DELEUZE-GUATTARI: pistas para pensar as dimensões éticas, estéticas e políticas do currículo e da formação. Revista Espacio del Curriculum, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i3.26491. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v9i3.26491. Acesso em: 19 may. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>