TENSIONS AND PROPOSITIONS IN EVALUATION ASSESSMENT POLICIES AND CURRICULUM – INTERVIEW WITH ISABEL ORTIGÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69641

Keywords:

assessment, large-scale evaluation, teaching-learning, curriculum

Abstract

O Campo da pesquisa em Avaliação tem se notabilizado ultimamente, muito em função das políticas de avaliação externa que as escolas brasileiras experimentam desde a instituição do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB nos anos de 1990, e suas implicações na prática curricular das escolas. Uma das pesquisadoras brasileiras que se destaca nesse campo é a professora Maria Isabel Ramalho Ortigão. Nesta entrevista ela discute sobre o papel das políticas de avaliação no contexto educacional problematizando a prática avaliativa hegemônica no país e suas articulações com o currículo escolar. A pesquisadora salienta a necessidade de pensar avaliação articulada ao demais elementos do processo didático e nos provoca a refletir sobre práticas avaliativas insurgentes.  Reflete também sobre sua trajetória profissional e a transformação de professora em pesquisadora, bem como as perspectivas para o campo de pesquisa em Avaliação

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Author Biographies

Antonia Alves Pereira Silva, State University of Piauí, Brazil.

PhD in Education from the State University of Rio de Janeiro and Professor at the State University of Piauí.

Carlos Augusto Aguilar Júnior, Fluminense Federal University, Brazil.

PhD in Education from the State University of Rio de Janeiro and Professor at the Federal Fluminense University.

Maria Isabel Ramalho Ortigão, State University of Rio de Janeiro, Brazil.

PhD in Education from the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro and Professor at the State University of Rio de Janeiro.

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Published

2024-04-30

How to Cite

SILVA, A. A. P.; AGUILAR JÚNIOR, C. A. .; ORTIGÃO, . M. I. R. TENSIONS AND PROPOSITIONS IN EVALUATION ASSESSMENT POLICIES AND CURRICULUM – INTERVIEW WITH ISABEL ORTIGÃO. Curriculum Space Journal, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e69641, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i1.69641. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/69641. Acesso em: 18 dec. 2024.