TENSIONES Y PROPOSICIONES EN EVALUCAIÓN, POLÍTICAS DE EVALUACIÓN Y CURRÍCULOS-ENTREVISTA A ISABEL ORTIGÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69641

Palabras clave:

evaluación; evaluación a gran escala; enseñanza-aprendizaje; currículo., evaluación, evaluación a gran escala, enseñanza-aprendizaje, currículo

Resumen

O Campo da pesquisa em Avaliação tem se notabilizado ultimamente, muito em função das políticas de avaliação externa que as escolas brasileiras experimentam desde a instituição do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB nos anos de 1990, e suas implicações na prática curricular das escolas. Uma das pesquisadoras brasileiras que se destaca nesse campo é a professora Maria Isabel Ramalho Ortigão. Nesta entrevista ela discute sobre o papel das políticas de avaliação no contexto educacional problematizando a prática avaliativa hegemônica no país e suas articulações com o currículo escolar. A pesquisadora salienta a necessidade de pensar avaliação articulada ao demais elementos do processo didático e nos provoca a refletir sobre práticas avaliativas insurgentes.  Reflete também sobre sua trajetória profissional e a transformação de professora em pesquisadora, bem como as perspectivas para o campo de pesquisa em Avaliação

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Biografía del autor/a

Antonia Alves Pereira Silva, Universidad Estatal de Piauí, Brasil.

Doctora en Educación por la Universidad Estatal de Río de Janeiro y Profesora de la Universidad Estatal de Piauí.

Carlos Augusto Aguilar Júnior, Universidad Federal Fluminense, Brasil.

Doctora en Educación por la Universidad Estatal de Río de Janeiro y Profesora de la Universidad Federal Fluminense.

Maria Isabel Ramalho Ortigão, Universidad Estatal de Río de Janeiro, Brasil.

Doctora en Educación por la Pontificia Universidad Católica de Río de Janeiro y Profesora de la Universidad Estatal de Río de Janeiro.

Citas

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

SILVA, A. A. P.; AGUILAR JÚNIOR, C. A. .; ORTIGÃO, . M. I. R. TENSIONES Y PROPOSICIONES EN EVALUCAIÓN, POLÍTICAS DE EVALUACIÓN Y CURRÍCULOS-ENTREVISTA A ISABEL ORTIGÃO. Revista Espacio del Curriculum, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e69641, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i1.69641. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/69641. Acesso em: 16 jul. 2024.