APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: CURRICULO, AVALIAÇÃO E ESCOLAS
tensionamentos entre a norma e a performatividade
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.70044Palavras-chave:
Currículo, Avaliação, PerformatividadeResumo
No contexto de fortalecimento do caráter prescritivo e normativo das políticas curriculares, destacando o contexto da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, o dossiê apresentado neste artigo “CURRICULO, AVALIAÇÃO E ESCOLAS: tensionamentos entre a norma e performatividade” se constitui como oportunidade de problematização da relação entre currículo e fazer pedagógico. A partir da parceria entre a Associação Brasileira de Currículo e a Revista Espaço do Currículo este dossiê tematiza a relação entre currículo e avaliações. Composto por dezenove artigos, sendo onze específicos deste dossiê e outros oito derivados de demanda contínua da revista os trabalhos articulam a discussão proposta com diferentes perspectivas teóricas e diversos objetos de análise. Objetivo neste texto apresentar os autores e as principais ideias desenvolvidas em cada obra como forma de chamar ao debate os sujeitos que se afetam de diferentes formas nos percursos políticos que se forjam na interface entre política e pensamento curricular e as políticas de avaliações.
Downloads
Métricas
Referências
LOPES, Alice Casimiro. Por um currículo sem fundamentos. Linhas Críticas, v. 21, p. 445- 466, 2015. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4581
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Comum para Currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem?. Educação e sociedade, v. 36, p. 891-908, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015155700
RODRIGUES, Phelipe Florez; COSTA, Hugo Heleno Camilo. Qual currículo e a BNCC? Revista Linguagem, Educação e Sociedade - LES, v. 26, n. 52 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.