MARCOS REGULATÓRIOS E AS IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.41599

Palavras-chave:

Bases Legais, Creche, Pré-escola, Currículo

Resumo

No presente artigo investiga-se como ocorreu o processo de regulamentação da Educação Infantil no contexto brasileiro e as implicações que estas geraram na organização do currículo para este nível de ensino. O estudo caracteriza-se como uma revisão bibliográfica descritiva em que foram consultados autores e documentos oficiais relativos à Educação Infantil. Considera-se a importância das regulamentações no campo educacional e seus atravessamentos na construção do saber dos docentes que atuam nessa etapa da educação básica. Conclui-se que os marcos regulatórios que normatizam a Educação Infantil, servem como ações de seu fortalecimento e devem contribuir para efetivar o direito da criança à educação na primeira infância, promovendo sua inclusão social e democratizando o acesso com qualidade.

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Biografia do Autor

Joseane da Silva Miller Rodrigues, Universidade Franciscana, Brasil.

Professora de Educação Infantil e Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana.

Noemi Boer, Universidade Franciscana, Brasil.

Professora do Programa de Pós-Graduação Ensino Científico e Tecnológico da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens do Centro Universitário Franciscano. 

Fernanda Marquezan, Universidade Franciscana, Brasil.

Professora Adjunta da Universidade Franciscana (UFN), docente do Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) e do Curso de Pedagogia. Coordenadora do PIBID Pedagogia. Membro do grupo de pesquisa Formação de Professores e Docência - FORPRODOC (UFN) e do Centro de Estudos em Educação Superior (PUCRS).

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Publicado

29-03-2020

Como Citar

RODRIGUES, J. da S. M.; BOER, N.; MARQUEZAN, F. MARCOS REGULATÓRIOS E AS IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 226–240, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.41599. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/41599. Acesso em: 18 abr. 2024.