COMPREENSÕES DE CURRÍCULO POR LICENCIANDOS DE QUÍMICA

contribuições da formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.41944

Palavras-chave:

Currículo, Formação Inicial de Professores, Ensino de Química

Resumo

A busca por processos de ensino e aprendizagem de qualidade demanda um olhar atento para as compreensões curriculares de professores de química e aquelas discutidas ao longo de sua formação. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi analisar como formandos de um curso de Licenciatura em Química compreendem o currículo. Para isso, realizamos uma entrevista com os formandos do curso em questão, cujas transcrições foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que os formandos apresentam compreensões de currículo ora polarizadas para uma prescrição ora para uma construção. Essas compreensões nos permitem refletir a respeito da construção curricular desses futuros professores. Além disso, a pesquisa contribuiu para que sejam (re)pensadas formas de intervenção na formação inicial de professores, que cooperem para processos de construção curricular autônomos e críticos na futura profissão.

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Biografia do Autor

Indman Ruana Lima Queiroz, Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação e Ensino Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora Assistente do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Elisa Prestes Massena, Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil.

Doutora em educação pela Universidade Federal do rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz.

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Publicado

14-11-2020

Como Citar

QUEIROZ, I. R. L.; MASSENA, E. P. COMPREENSÕES DE CURRÍCULO POR LICENCIANDOS DE QUÍMICA: contribuições da formação inicial. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 635–648, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.41944. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/41944. Acesso em: 22 dez. 2024.