O CURRÍCULO CULTURAL DO SAMBA DE COCO

possibilidades educativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.60918

Palavras-chave:

Currículo, Pedagogia cultural, Samba de Coco

Resumo

O presente estudo buscou compreender o currículo cultural do Samba de Coco de Arcoverde no processo escolarizado da EREM Carlos Rios, no município de Arcoverde, Pernambuco. Utilizamos como referencial teórico os Estudos Culturais e as teorias crítica e pós-críticas de currículo, com foco nas discussões da relação entre educação e cultura, atreladas ao currículo cultural do Samba de Coco e ao currículo escolarizado. No currículo cultural do Samba de Coco, na escola Carlos Rios, observamos que existiu a valorização e o respeito pela cultura popular e a diversidade cultural; a valorização dos conhecimentos dos estudantes e a produção do conhecimento junto com os/as artistas. O que evidenciou a importância da escola para tratar sobre as diversidades e diferenças culturais, a importância da Arte, do artista, do educador para esse processo e a significativa contribuição de uma pedagogia construída por educadores e artistas, da relevância em discutir e promover ações conjuntas de políticas públicas de educação e cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Leandro da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

Mestre em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Professora do Governo do Estado de Pernambuco.

Ana Paula Abrahamian de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Bruna Tarcília Ferraz, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Referências

ANDRADE, Paula Deporte; COSTA, Marisa Vorraber. Nos rastros do conceito: invenção, disseminação e usos. Educação em Revista Belo Horizonte: n.33|e157950|2017

APPLE, Michael W. Repensando ideologia e currículo. In: MOREIRA, Antônio Flávio, SILVA, Tomaz Tadeu (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A F. e CANDAU, V.M. (Orgs.) Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 13-37.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, p.240-255, Jul/Dez 2011. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss2articles/candau.pdf. Acesso em 30 de Abril de 2019.

COSTA, Marisa Vorraber. Currículo e pedagogia em tempo de proliferação da diferença: In. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e culturas – XIV ENDIPE; Porto Alegre, RS: Edipucrs, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 23 ed. São Paulo, Editora: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

GIROUX, Henry A. Cruzando as fronteira do discurso educacional: novas políticas em educação. Trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

LIMA, Reginaldo Vilela de. Samba de coco de Arcoverde-PE: práticas e representações na construção de um patrimônio cultural (1980-2010). 2018. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão.

LOPES, Alice Casimiro, MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Educação Escolar e cultura(s). Nº 23, Maio/Jun/Jul/Ago. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a11.pdf. Acesso em 06 de Abril de 2019.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa, CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf. Acesso em 04 de Maio de 2019.

NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural da Educação Física: pressupostos, princípios e orientações didáticas. e-Curriculum v.16 p.4-28 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p4-28. Acesso em 05 de Maio de 2019.

PACHECO, José Augusto. Escritos Curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

SILVA, Tomaz Tadeu; MOREIRA, Antônio Flávio (org.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação. Nº 23, Maio/Jun/Jul/Ago. 2003.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a01.pdf. Acesso em 08 de Abril de 2019.

WALSH, Catherine. Interculturalidade e Decolonialidade do poder um pensamento e posicionamento “outro” a partir da diferença colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), v.05, n.1, p. 6-39, jan/jul 2019.

Downloads

Publicado

30-04-2022

Como Citar

SILVA, A. P. L. da; SOUZA, A. P. A. de; FERRAZ, B. T. O CURRÍCULO CULTURAL DO SAMBA DE COCO: possibilidades educativas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–12, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.60918. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/60918. Acesso em: 22 nov. 2024.