O CURRÍCULO SOB A LENTE DECOLONIAL

múltiplas perspectivas para o ensino médio brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.62895

Palavras-chave:

Currículo, Decolonialidade, Novas Epistemologias

Resumo

A discussão sobre a formação humana é um tema fundamental na atualidade, pensando nos caminhos que são possíveis e que refletem as escolhas da sociedade e dos professores. A colonização ocorreu no passado em termos geográficos, políticos e econômicos, mas ainda ocorre hoje, mesmo que em outros processos, como a colonização epistemológica, ontológica e psicológica. Essa colonização se transforma em colonialidade que pode ser encontrada, inclusive nos currículos escolares. Neste artigo, propomos a partir da discussão com a literatura e com nossa prática pedagógica, refletir sobre a possibilidade de que os currículos tenham uma lente decolonial. Abordamos as disciplinas de Educação Física, Biologia e Física, de maneira a contribuir para que a reflexão se estabeleça e que possamos avançar nos processos de decolonização dos saberes, propondo novas perspectivas e olhares que favoreçam uma educação emancipadora.

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Biografia do Autor

Carlos Mometti, Universidade de São Paulo, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo e doutorando em Ensino de Ciências pela mesma instituição. 

Fanley Bertoti da Cunha, Instituto Federal de São Paulo e Universidade de São Paulo, Brasil.

Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo e professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de São Paulo.

Gabriela Canuto dos Reis, Universidade de São Paulo, Brasil.

Licenciada em Educação Física pelo Centro Universitário de Votuporanga, Mestranda em Ciências pela Universidade de São Paulo e professora rede pública do Estado de São Paulo.

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Publicado

15-10-2022

Como Citar

MOMETTI, C.; CUNHA, F. B. da .; REIS, G. C. dos. O CURRÍCULO SOB A LENTE DECOLONIAL: múltiplas perspectivas para o ensino médio brasileiro. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 1–14, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i2.62895. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62895. Acesso em: 18 dez. 2024.