A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR

análise de uma escola pública na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.63790

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Tempo Integral, Currículo

Resumo

Este artigo apresenta uma análise nos anos de 2020 a 2021, acerca da caminhada inicial da interdisciplinaridade no currículo de uma escola de ensino médio de tempo integral, localizada na Ilha de Mosqueiro, no município de Belém/PA. Do ponto de vista metodológico, o referido artigo tem uma abordagem qualitativa e seu  estudo foi realizado em duas etapas principais; na primeira, segue-se o viés da pesquisa bibliográfica e na segunda etapa a pesquisa documental conforme Gil (2017) por meio de estudo de caso dos relatórios específicos da escola-campo, bem como dos cadernos orientadores da Secretaria de Estado de Educação do Pará voltados para o Ensino Médio Integral. Os resultados apontam conexões entre as atividades desenvolvidas pelos docentes lotados na unidade escolar objeto de investigação, que evidenciam a perspectiva interdisciplinar. Com a possibilidade, inclusive, de adequação/alteração do currículo da escola que está trilhando um caminhar na proposta de uma educação integral em tempo integral fazendo uso da interdisciplinar escolar em seu currículo.

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Biografia do Autor

Fabiana Silva, Universidade Federal do Pará, Brasil

Pedagoga e mestranda em Educação pela Universidade Federal do Pará.

Marcio Santos, Universidade Federal do Pará, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e Professor Titular da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

25-01-2023

Como Citar

SILVA, F.; SANTOS, M. A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR: análise de uma escola pública na Amazônia. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–17, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.63790. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/63790. Acesso em: 19 abr. 2024.