O MAPEAMENTO DO CORPO COMO UM DOS PROCEDIMENTOS DE INICIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • VALESKA NOGUEIRA DE LIMA
  • PAULO SÉRGIO CUNHA FARIAS

Palavras-chave:

Educação Infantil, Espaço, Iniciação cartográfica, Mapeamento do corpo

Resumo

Cada vez menos, as pessoas conseguem se locomover em uma cidade ou bairro desconhecido com o auxílio de um mapa. Essa dificuldade, apresentada por grande parte das pessoas, é decorrente da ausência ou escassez do trabalho com a Cartografia na Educação Básica. Assim, é necessário refletirmos acerca da necessidade da Cartografia no espaço escolar, contribuindo para que as crianças e jovens, desde a Educação Infantil, sejam capazes de pensar o espaço em que estão inseridos, para nele se organizar. Este artigo tem como objetivo problematizar a importância do ensino cartográfico na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apresentando uma reflexão sobre a iniciação cartográfica das crianças na Educação Infantil a partir de um trabalho de mapeamento do corpo. Para isso, utiliza como referenciais teóricos trabalhos de Almeida (2001 e 2007), Almeida e Passini (1989), Castrogiovanni (2000), Lacoste (1997), Perez (2001), entre outros. Espera-se, com este trabalho, contribuir com a instauração de uma pedagogia que trabalhe a Cartografia para o desenvolvimento da habilidade de apreensão e de representação do espaço pela criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10.11.2011

Como Citar

LIMA, V. N. D.; FARIAS, P. S. C. O MAPEAMENTO DO CORPO COMO UM DOS PROCEDIMENTOS DE INICIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p. 70–86, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/10959. Acesso em: 26 abr. 2024.