ESTUDOS DE GÊNERO EM PRÁTICAS CURRICULARES MULTICULTURAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Eleta de Carvalho Freire Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Formação docente, Gênero e educação, Currículo multicultural

Resumo

A pesquisa que originou esse trabalho teve como objeto de estudo as relações de gênero em aulas de educação física ministradas nos anos finais do ensino fundamental. Objetiva refletir sobre a relação entre formação docente e práticas pedagógicas de professores/as de Educação Física referentes às relações entre os gêneros. A análise debruçou-se sobre resultados de trabalhos de conclusão de curso de Licenciatura em Educação Física e teve origem na vivência de práticas curriculares voltadas para a multiplicidade de elementos formadores da multiculturalidade que marca nossa sociedade e, em consequência adentra nossas salas de aula. Os resultados apresentados mostram que o gênero como categoria de análise se impõe aos estudos sobre currículo e apontam que a nossa experiência com práticas curriculares multiculturais na formação inicial de docentes aproxima-se do objetivo de atuar no campo do currículo entendendo-o como formador de sujeitos e visando a formação de docentes comprometidos com mudanças sociais, por compreenderem a cultura como construto social e histórico e como campo de lutas no qual os embates dizem das relações de poder vivenciadas em determinado tempo e espaço da existência humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eleta de Carvalho Freire, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora e Mestra em Educação pela UFPE. Professora da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em História da Educação e Ensino de História NEPHEPE. Investiga sobre o campo do currículo, com ênfase nas relações entre currículo e gênero, ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental e formação de professores.

Publicado

30.11.2014

Como Citar

FREIRE, E. de C. ESTUDOS DE GÊNERO EM PRÁTICAS CURRICULARES MULTICULTURAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 131–148, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/21679. Acesso em: 24 abr. 2024.