TRAGÉDIA E RECONHECIMENTO NA TRAJETÓRIA FORMATIVA

TRAGEDY AND RECOGNITION IN THE FORMATIVE TRAJECTORY

Autores

  • Roberto Cordeiro Sanches Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle/UNILASALLE.
  • Elaine Conte Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle/Unilasalle.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.33496

Palavras-chave:

Saber trágico, Educação, Pesquisa-formação

Resumo

O artigo busca evidenciar e compreender o papel do saber trágico na experiência formativa, compreendido a partir de Jaspers e Ricoeur. A problematização aborda a potência criadora do trágico como um projeto de conhecimento presente na vida e na atuação de uma educadora de periferia, articulando com a discussão sobre o papel da escola e sua relação com a luta por reconhecimento social. A possibilidade de interlocução de questões teóricas e narrativas inscreve-se no contexto metodológico da pesquisa-formação, com base na história de vida. Na discussão, analisamos o impacto dado à formação (inter)subjetiva pelo saber trágico que tem como desafio a redenção ou a libertação, visto que a tragédia pode ser superada pela obra do ser humano mediante a autopoiesis.

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Biografia do Autor

Roberto Cordeiro Sanches, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle/UNILASALLE.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, na linha de pesquisa: Culturas, linguagens e tecnologias na educação. Bolsista da Capes.

Elaine Conte, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle/Unilasalle.

Doutora em Educação (UFRGS). Atualmente é professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade La Salle, Canoas. Líder do grupo NETE/UNILASALLE/CNPq e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq.

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Publicado

2018-07-10

Como Citar

SANCHES, R. C.; CONTE, E. TRAGÉDIA E RECONHECIMENTO NA TRAJETÓRIA FORMATIVA: TRAGEDY AND RECOGNITION IN THE FORMATIVE TRAJECTORY. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 92–107, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.33496. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/33496. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

MEMÓRIAS CIENTÍFICAS ORIGINAIS