A dupla dimensão da monitoria na formação de professores: percepções de uma experiência pandêmica em Psicologia da Educação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.63209Palavras-chave:
Monitoria, Psicologia da Educação, Ensino e aprendizagem, Formação de professoresResumo
Neste estudo, tecemos considerações sobre a dupla dimensão formativa da monitoria acadêmica vivenciada na disciplina Fundamentos Psicológicos da Educação, ofertada a diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Bahia. Trata-se de um relato de experiência sobre um projeto de monitoria desenvolvido no segundo semestre de 2021, atravessado pela pandemia de COVID-19 e pelo ensino remoto emergencial. Além de sistematizar breves informações sobre o projeto e a disciplina à qual ele se vinculou, apresentamos o contexto da monitoria, o perfil das turmas e as percepções das monitoras e da docente sobre a experiência vivenciada. A partir da avaliação dessas percepções, destacamos o elevado índice de evasão da disciplina, verificado em ambas as turmas, durante o semestre em questão. O estudo considera, por fim, a necessidade imperativa de fortalecer os programas de monitoria acadêmica em cursos de licenciatura, de modo que a formação de professores possa ser potencializada e ressignificada a partir da dialogicidade entre saberes e práticas.
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