“PROFESSOR POSSO INVENTAR QUALQUER HISTÓRIA?”

práticas de significação no currículo de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54950

Palavras-chave:

Currículo, Diferença, História na Educação, Experiência Didática

Resumo

A pergunta provocadora presente no título, evocada a partir de uma experiência de aula, é o ponto de partida e de chegada da leitura apresentada sobre políticas curriculares em uma perspectiva pós-fundacional, a partir de textos recentes de Lopes e Macedo. Defendemos que pensar respostas para essa pergunta é importante para o contexto que vivemos de negacionismo e disputa de verdades. Sem defender uma verdade, queremos pensar a sala de aula como espaço para privilegiar processos de subjetivação resultantes de práticas de significação habitados pela indecidibilidade. Tentando responder à pergunta do título, apresentamos leituras desconstrucionistas em defesa do espaço escolar e da sala de aula como contextos que possibilitem a criação do sujeito que ainda não foi inventado e, ainda assim, assumam constantemente a contingência constituinte do mundo e que explicitem toda ação como prática falha de atribuição de sentidos, porque constituída pela diferença e suplementação de significados, que não possuem origem nem possibilidade de fechamento, mas que demandam respostas e hiperpolitizam os processos educacionais.

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Biografia do Autor

Bruno Fernando Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutorando em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na linha de Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura. Atua como professor das disciplinas de História e Geografia no Ensino Fundamental e Médio.

Alice Casimiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Procientista nesta mesma instituição. É Cientista do Nosso Estado Faperj desde 2009 e bolsista de produtividade do CNPq desde de 1998, hoje com nível 1 B.

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

CASTRO, B. F. .; LOPES, A. C. “PROFESSOR POSSO INVENTAR QUALQUER HISTÓRIA?”: práticas de significação no currículo de História. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 700–710, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54950. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54950. Acesso em: 18 nov. 2024.

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