ROBÓTICA EDUCACIONAL E CURRÍCULO

estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.62402

Palavras-chave:

Robótica Educacional, Currículo, Alfabetização Científica, Aprendizagens Ativas

Resumo

O artigo apresenta os resultados quantitativos e qualitativos do estado da arte da robótica educacional, com base nas informações obtidas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – Capes, Periódicos Capes e SciELO (entre 2012 e 2021). Foi utilizada a análise textual discursiva (ATD), a qual emergiram duas categorias provenientes da finalização do processo e das interpretações e impressões das leituras: i) Robótica Educacional: possibilidades para o desenvolvimento da alfabetização científica e ii) Robótica Educacional: colaborando para a efetivação de aprendizagens ativas. Os resultados apontam que a robótica educacional, quando inserida no currículo escolar, possibilita aos estudantes se apropriem dos mais diversos conhecimentos de forma integrada, fomentando a criatividade, autonomia, descoberta e investigação, contribuindo assim para uma possível efetivação da alfabetização científica. A robótica educacional contribui para a efetivação de práticas inovadoras, viabilizando o desenvolvimento dos estudantes de forma ativa, autônoma e responsável.

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Biografia do Autor

Glauce Barros Santos Araújo, Faculdade de Ensino Superior de Floriano, Brasil

Mestra e Doutoranda em Ensino Educação pela Universidade do Vale do Taquari e Coordenadora do Curso de Pedagogia EAD pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano. 

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari, Brasil.

Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora da Universidade do Vale do Taquari.

Jane Herber, Universidade do Vale do Taquari, Brasil.

Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora da Universidade do Vale do Taquari.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

ARAÚJO, G. B. S.; OLIVEIRA, E. C.; HERBER, J. ROBÓTICA EDUCACIONAL E CURRÍCULO: estado da arte. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–12, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.62402. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62402. Acesso em: 18 dez. 2024.